15/05/2020

Ric Hochet #4: Tombé pour la France

Uma questão de nome…






Tenho repetidas vezes elogiado aqui Zidrou - um dos meus argumentistas de referência e presença regular neste blog  - mas há duas coisas que não lhe perdoo em relação a Ric Hochet: a (tentativa de) modernização do jornalista/detective imaginado por Duchateau e Tibet e a escolha/aceitação (continuada) de Van Liemt como seu desenhador.
Começo por este último: o seu traço é demasiado fraco, incipiente mesmo, sem expressividade nem dinamismo e com problemas de proporção e, quatro álbuns depois, as (exíguas) melhorias apresentadas já justificavam - digo eu… - que tivesse sido substituído por alguém (mais) capaz.
Continuando, devo fazer um ponto de ordem: Ric Hochet é uma das minhas séries de infância/juventude, tem para mim um sabor especial, muito nostálgico e, mesmo reconhecendo as suas limitações em termos de argumentos, (re)lê-lo proporciona-me um prazer inexplicável - mas real.
Mas não o considero, de forma alguma, uma ‘vaca sagrada’ intocável. Em minha defesa, acrescento mesmo que considero o primeiro álbum de Zidrou/Van Liemt - Descansa em paz, Ric Hochet! - uma conseguida - e provocadora - releitura do original, com os devidos distanciamento e proporções, equiparável ao Spirou de Émile Bravo ou ao Lucky Luke de Matthieu Bonhomme. Mas, funcionou bem pelo tempo de um álbum. Só.
A continuação - já então prevista - dos Les nouvelles enquêtes de Ric Hochet a meu ver significa um completo descaracterizar da personagem e do contexto originais e, se o primeiro álbum podia funcionar como homenagem, a continuidade não me parece mais do que o espremer do filão nostálgico dos clássicos dos anos 1960/70.
O que atrás fica escrito, por paradoxal que pareça, não põe em causa a qualidade da escrita de Zidrou, já que a narrativa que hoje vos trago, de tom policial em meio militar, após a morte de um recruta, com o contexto da guerra da Argélia - e a consequente exacerbação nacionalista - como pano de fundo, ensombrada pela dúbia relação entre um pai e um filho - Ric/Richard - tem muitos aspectos interessantes, a começar pelo questionar - mais uma vez - dos privilégios e leis à parte de que gozam as instituições militares.
...só que o protagonista não se devia chamar Ric Hochet...

Les nouvelles enquêtes de Ric Hochet
#4: Tombé pour la France
Zidrou (argumento)
Van Liemt (desenho)
Dargaud
França, Janeiro de 2020
222 x 295 mm, 56 p., cor, capa dura
EAN: 9782803674435
12,45

(imagens disponibilizadas pela Dargaud; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...