22/02/2022

O melhor blog...

...em 2021 foi As Leituras do Pedro, na óptica do júri dos prémios Vinhetas d'Ouro, instituídos pelo blog Vinheta 2020.
Sei que costumo escrever que os prémios têm o valor que lhes queremos dar, mas considero este importante por três razões, que explano de seguida.

Desde logo porque é para mim e para As Leituras do Pedro.

Depois, porque o entendo como o reconhecimento implícito de algo que faço há muito tempo, bem mais do que os quase 13 anos que conta este blog: escrever sobre BD. Para a divulgar, para a analisar, para tentar proporcionar e transmitir aos outros o muito que ela me tem dado.

Escrever sobre BD - sobre as minhas leituras - fez de mim melhor leitor. Um leitor mais atento, mais sensível, mais concentrado, mais exigente. Quando pego num livro, sem pensar, já o faço a tentar perceber a melhor maneira de espelhar a minha experiência de leitura por escrito. E depois, quando escrevo o texto, quantas vezes descubro o mais que essa leitura inconscientemente me deu.

Finalmente, este prémio é importante, porque foi concedido por aqueles que, tal como eu, usam uma (boa) parte do seu tempo a ler e a escrever ou a falar sobre o que leram, sobre a nossa paixão comum, a banda desenhada. Sabem o que custa, os sacrifícios que se fazem, as opções a que nos obrigam... E se eles - eu abstive-me na votação final, uma vez que este blog estava entre os nomeados - sentiram que As Leituras do Pedro justificavam esta distinção, só posso estar enormemente agradecido

A eles, ao Hugo Pinto que organiza os Vinhetas d'Ouro e a todos que, mais ou menos vezes, visitam este blog e são a razão de ser da sua existência, só posso agradecer e desejar...

...boas leituras!


Para além do prémio para Melhor Blog/Vlog/Site Português de Banda Desenhada, os Vinhetas d'Ouro contemplam outras dez categorias, cujos vencedores foram divulgados na gala transmitida na passada sexta-feira e que pode ser vista seguindo esta ligação.

De qualquer forma, deixo de seguida, a título de registo, a listagem dos nomeados e vencedores em todas as categorias, bem como os jurados que tomaram as decisões.




(imagens recolhidas no blog Vinhetas 2020 e na gala de divulgação dos premiados; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

12 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...