12/12/2023

A Espera

Olhar para um outro mundo



A Espera, oportuna edição recente da Iguana, é um relato biográfico em que a autora, a coreana Keum Suk Gendry-Kim, nos conta a vida da mãe antes, durante e depois da separação das duas Coreias, após a II Guerra Mundial e a divisão do mundo em dois blocos.
Obviamente, porque parte da narrativa decorre no tempo presente, há em A Espera também uma componente autobiográfica, numa exposição contida, e de alguma forma catártica, da autora, que se utiliza para realçar o momento actual da mãe e a sua relação nem sempre fácil com ela, como reflexo de tudo o que sofreu no momento da divisão da península coreana.

Este é um relato com diversos saltos temporais, com o presente e o passado a alternarem perante os olhos do leitor, e que possui um enquadramento cultural e sociológico para que a narrativa seja mais compreensível e para explicar determinadas opções.

Em A Espera, vamos acompanhar a mãe da autora quando, após o final da guerra contra os japoneses, empreendeu uma longa caminhada, com parcos apoios e sem condições, com o objectivo de abandonar o Norte e fugir para o supostamente paradisíaco Sul, levando consigo praticamente apenas a roupa do corpo e uma bebé às costas, em companhia do marido e do filho mais velho. E de milhares de outros coreanos, num êxodo massivo e desesperado. Mortificada, muitas vezes descrente, num acaso de um percurso atribulado, mais exactamente num gesto tão amoroso e maternal como parar para dar de mamar ao bebé, a mãe de Gendry-Kim acabou por se ver separada do companheiro e do filho, a quem nunca mais voltou a ver. Entre a espera por eles - que se eternizará no tempo, numa das várias ‘esperas’ que esta obra contempla - a necessidade de por fim retomar a marcha na expectativa de que estivessem mais à frente e a chegada, por fim, ao destino, angustiante e pesarosa pela separação, compreendemos como aquele acontecimento marcou aquela mulher que, desde então - ao longo de mais de meio século - viveu sob o fardo de um sentimento de culpa que se reflectiu em tudo o que a vida lhe deu.

Essa é uma das notas mais fortes e distintivas deste romance desenhado com pinceladas de preto e branco, largas e expressivas, manchas e sombras em que Gendry-Kim, com um pudismo assinalável, propõe um relato emotivo em que somos convidados a olhar para pessoas como nós num mundo que, ilusoriamente, tem pouco a ver com o nosso.

O multiplicar das novelas gráficas auto-biográficas a que se tem assistido nos últimos anos, de que uma pequena parte chegou às nossas livrarias, tem permitido que lancemos um olhar diferente sobre o nosso mundo.

Ou talvez não seja bem o nosso mundo, aquele que está ‘ao alcance da mão’, mas um ‘outro’ mundo que faz parte do nosso planeta global, em que vivem pessoas - diferentes - mas que riem e choram, sofrem e perdem, conquistam e se realizam.


A Espera
Keum Suk Gendry-Kim
Iguana
Portugal, Novembro de 2023
175 x 244 mm, 248 p., pb, capa cartão com badanas
20,95 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online de 1 de Dezembro de 2023 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Iguana; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...