05/12/2023

Turma da Mônica: Laços

Descobrir a outra Turma da Mônica


Foram muitos aqueles que em Portugal, desde os anos 1970, cresceram a ler as revistas da Turma da Mônica, que actualmente, como então, ainda podem ser encontrados em (alguns) quiosques e bancas nacionais.
Ao longo dos anos, mais do que uma vez, foi levantada a hipótese de produção portuguesa de alguns desses títulos, com a linguagem mais adequada ao nosso português, mas no final, curiosamente, a estreia lusa da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali acaba por acontecer com uma das propostas alternativas da linha Graphic MSP, uma chancela criada no Brasil em 2012, para que autores fora daquele universo, dessem a sua visão pessoal das personagens de Maurício de Sousa.

[Estreia com possibilidade de continuidade, entenda-se - e deseja-se - depois da colecção de banca As aventuras mais divertidas da Mônica, em 2013.]

Uma das primeiras edições do selo Graphic MSP foi este Turma da Mônica: Laços, dos irmãos Vítor e Lu Cafaggi, que surge agora em edição portuguesa da Bicho Carpinteiro, a chancela de A Seita para o público infantil, e foi uma das mais aclamadas e deu mesmo origem a um filme live action no Brasil.

Laços, é um mergulho deslumbrante no mundo maravilhoso da infância, com as emoções, sinceras e genuínas, à flor da pele, um relato repleto de sonhos, fantasia, imaginação e, acima de tudo, amizade. O que primeiro salta à vista é o desenho doce e bonito dos irmãos Cafaggi e esse deslumbramento prossegue ao longo de uma história simples e directa mas irresistível, bem desenvolvida e com o rimo certo em cada sequência, alternando o texto escrito com a descrição puramente gráfica, em que os laços da amizade de um menino por um cãozinho e dos amigos do menino por ele, conseguem sobrepor-se e fazer ultrapassar os medos, os receios, os fantasmas infantis e o desconhecido. E até transformar em respeito (alguma d)a maldade e crueldade inerente ao mundo em que vivemos.

Como se isto não fosse bastante, Vítor e Lu acrescentaram uma série de referências, gráficas e não só, à cultura pop dos anos 80, à própria Turma da Mônica e às características intrínsecas de personagens que conhecemos há décadas.

Esta dupla leitura, ajuda a que tanto os pais como os filhos - porque colocar o adjectivo “infantil” neste livro será extremamente redutor - possam desfrutar deste belíssimo conto que exala doçura e encanto, o cheiro e o sabor a infância, no qual vamos descobrir o Cebolinha, a Mônica, a Magali, o Cascão e, claro, o Floquinho, como nunca os vimos, para nos rendermos e apaixonarmos.


Turma da Mônica: Laços
Vítor e Lu Cafaggi
Bicho Carpinteiro
Portugal, Outubro de 2023
200 x 280 mm, 80 p., cor, capa dura
16,95 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online de 24 de Novembro de 2023 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Bicho Carpinteiro/A Seita; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...