19/12/2023

Vincent e Van Gogh (integral)

Desta vez, a culpa foi do gato




E se afinal, as sublimes pinturas que desde sempre atribuímos ao génio de Van Gogh, afinal não tivessem sido pintadas por ele, mas sim… pelo seu gato?! É esta a base de Vincent e Van Gogh, que a Arte de Autor acaba de editar em versão integral.

O autor é Gradimir Smudja, nascido na então Jugoslávia, em 1954, que desenvolve aquela tese, de forma bem-humorada e original, partindo do salvamento do felino pelo artista. Como recompensa, este último desata a pintar, ao mesmo tempo que entre os dois se desenvolve uma relação tóxica com Vincent (o gato) a ser dominante e tirano e a submeter e reduzir à sua pequenez aquele que conhecíamos como pintor.

Explorando factos históricos, a relação com outros artistas da época, as técnicas, cores e telas que (re)conhecemos como da autoria de Van Gogh e explicando até a famosa perda da orelha, Smudja acaba por nos levar por um passeio com tanto de histórico quanto de irreal numa época-chave da História da Pintura europeia, subvertendo e fantasiando enquanto faz a narração. Vivendo como um pobre diabo, Van Gogh só depois de morto, por mãos travessas, irá assinar as telas e ascender à fama que em vida não gozou, espelhando uma realidade comum a outros criadores.

Se o relato inicial, Vincent e Van Gogh, tinha tido edição nacional há duas décadas, pela Witloof, já Três Luas, segundo relato deste sólido volume, era até agora inédito em português. Partindo da ressurreição do pintor e do gato, quais zombies, fá-los embarcar numa viagem pelo tempo e pelas artes porque, para lá da pintura, desta vez também são evocados o cinema, a escultura, a poesia e a própria banda desenhada, numa corrida desenfreada em que tempo e espaço se confundem.

Vladimir Smudja, de quem a Arte de Autor já tinha proposto Mausart no ano transacto, uma versão ficcionada das vidas de Salieri, Mozart e Stradivarius, com animais antropomorfizados, direccionada primeiramente para um público juvenil, neste díptico mais uma vez utiliza a técnica de pintura a pastel em que é mestre para desafiar leitores maduros a deixarem-se mergulhar nos meandros da criação, nas questões de autenticidade e propriedade intelectual e, de forma subjacente, nas próprias telas e noutras obras famosas e reconhecidas.


Vincent e Van Gogh (integral)
Vladimir Smudja
Arte de Autor
Portugal, Novembro de 2023
241 x 319 mm, 120 p., cor, capa dura
27,50 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online de 8 de Dezembro de 2023 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...