08/06/2022

Mausart

Construir um catálogo





E assim, paulatinamente, sem que quase se dê por isso, vai sendo construído um catálogo infanto-juvenil em português, onde cabem tantos os mais óbvios Bia e o Unicórnio, Olivia ou Adele... quanto este Mausart ou, num registo similar, Branco em Redor.

É evidente que os primeiros, são claramente vocacionados para leitores bem jovens mas os outros dois conseguem direccionar-se a um amplo leque etário onde, para além dos filhos, poderão caber os pais e os avós, graças aos vários níveis de leitura que apresentam.

Se em Branco em redor o contexto histórico era importante e isso estava bem reflectido na narrativa, este díptico não lhe fica atrás, embora no mais poucos pontos de contacto haja entre ambos.

Versão completamente ficcionada das vidas de Salieri, Mozart e Stradivarius, Mausart - como o título até incidia - assenta em personagens animais antropomorfizadas, de alguma forma de acordo com as suas características psicológicas e o seu historial (re)conhecido, embora sem chegar à exigência espelhada em Blacksad.

O que não impede que Gradimir Smudja não tenha aqui um excelente trabalho gráfico, em que coloca o seu traço a pastel bem conhecido, ao serviço de uma reconstrução de época notável em termos de edifícios, vestes e veículos, e na recriação de personagens chamativas e agradáveis, extremamente expressivas e capazes de se destacarem no conjunto dos cenários, mesmo em páginas sobrecarregadas.

A par disso, a história de Thierry Joor, entre as mágicas e encantatórias Viena e Veneza, se numa leitura de base apresenta uma grande simplicidade, sólidos princípios morais, boas doses de ternura e ingenuidade, algum humor e, até, desfechos felizes, colocando-se ao serviço dos mais novos, pela grande quantidade de referências - culturais, musicais e até da própria banda desenhada... - pressupõe uma outra fruição a quem possua a capacidade de as reconhecer. Ou sugere uma leitura geracional conjunta para troca de saberes e experiências...?

O excelente caderno gráfico repleto de esboços que encerra o livro deixa no ar a ideia que o projecto poderia ter sido bem mais amplo - e todos teríamos ganho (mais) com isso.


Mausart
Thierry Joor (argumento)
Gradimir Smudja (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Abril de 2022
240 x 320 mm, 88 p., cor, capa dura
25,00

(imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

1 comentário:

  1. Achei este livro uma verdadeira maravilha. O desenho de Smudja tem um encantamento quase mágico. Recomendo a leitura de Vincent e Van Gogh publicado pela Witloof em 2003 ou talvez a reedição por não ser fácil de encontrar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...