02/06/2022

Alix Senator #4

Estabilidade



Funcionando por arcos contidos - mas com uma saudável e desejável continuidade; não poderia ser de outra forma... - Alix Senator, que a Gradiva está a editar a bom ritmo, continua a afirmar-se como uma interessante série de aventuras, no melhor espírito franco-belga.

Poderá não surpreender muito - embora as surpresas ocorram aqui e ali - mas também dificilmente desilude pois quem o procura, sabe o que esperar.

Os Demónios de Esparta, quarto tomo da colecção vem confirmá-lo, continuando a explorar as relações de fundo de Alix com os filhos, César e os seus pares do senado, embora a acção se centre agora em Atenas e Esparta, numa mudança de cenário após o tríptico anterior situado entre Roma e o Egipto.

Como curiosidade - que não já surpresa - está a recuperação de uma personagem que Jacques Martin 'pediu emprestada' à vida real em Herkios, o jovem grego, como forma de homenagear o seu amigo Numa Sadoul, famoso pelos seus livros de entrevistas, entre os quais o incontornável Tintin et Moi.

Personagem dúplice - o que não deixa de ser uma surpresa no contexto da sua criação - neste regresso, Numa Sadulus mais uma vez opera na sombra, tentando fazer gorar a missão que leva Alix a Atenas, durante a qual, inevitavelmente é evocada a célebre batalha dos 300 de Esparta.

Mais uma vez entre as intrigas palacianas, a sede de poder e de riqueza, a ostentação de Roma, os conflitos familiares e a forma como deuses e homens tentam manipular o destino, Alix terá de refinar as suas características de diplomata, sem saber que o perigo e os inimigos muitas vezes estão mais próximos do que imagina possível.

Graficamente, Démarez continua a denotar alguns desequilíbrios pontuais ao nível do rosto do protagonista e nalgumas fugas ao forte realismo que serve de base à narrativa, que se acentuam quando o traço negro de definição das personagens surge demasiado vincado.


Alix Senator #4 - Os Demónios de Esparta
Baseado na obra de Jacques Martin
Valérie Mangin (argumento)
Thierry Démarez (desenho e cor)
Gradiva
Portugal, Maio de 2022
233 x 313 mm, 48 p., cor, capa dura
16,50 €

(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nesta ligação para apreciar mais pranchas ou nas aqui mostradas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...