27/06/2022

A incrível Adele #1 e #2

Expectativas

Se hoje em dia é quase impossível pegar num livro de BD ignorando o seu 'passado' - a sua carreira, as impressões que causou no país de origem ou noutros - isso por vezes acarreta o perigo de criar expectativas demasiado elevadas - sendo que elas próprias, condicionadas ou não por razões diversas, poderão produzir desilusão no (novo) leitor.
Vem isto a propósito da edição de A Incrível Adele pela Bertrand Editora, que constituiu uma dupla surpresa.

Primeiro, porque a Bertrand - em tempos sinónimo de banda desenhada - pouco tem editado nesta área;

Depois, porque esta é 'só' uma das séries que mais tem vendido e sido premiada em França nos últimos anos, junto das gerações mais novas.

'Empurrado' por estes rótulos, avancei para a leitura do primeiro volume e confesso alguma desilusão. Ainda à procura do tom certo, com muitas piadas previsíveis, não consegui encontrar na portuguesa Incrível Adele, a 'mortalidade' certeira que esperava da sua homónima francesa - Mortelle Adèle. E, reflectindo, pareceu-me que essa falta de afinidade ia bem mais longe do que o facto de a série se destinar a miúdoe e miúdas 8 anos ou mais. Não sendo - há muitos, muitos anos! - a minha faixa etária, creio que sou um leitor suficientemente heterogéneo e de gostos alargados para ser capaz de apreciar esta série. Como o prova a minha recente leitura de Olívia.

[Ou não, porque entre as duas, para além da faixa etária, do pequeno formato dos livros, mais indicado para a pequena dimensão física dos seus leitores, e do protagonismo entregue a meninas da idade destes, nada mais as parece unir...]

Aproveito esta paragem no raciocínio geral para dizer que Adele é uma pequenita associal, revoltada com o mundo, com vontade de despachar os pais e o gato e que tem por amigo imaginário... um fantasma de uma das vítimas da revolução francesa. Assim a modos de mal comparada - muito mal na verdade, mas como forma de a explicar a leitores mais maduros - será uma espécie de lado malvado de Calvin (o do Hobbes) sem a ternura (e o génio...) que este ostenta.

Felizmente - para o leitor ávido que sou - no segundo volume, as coisas começaram a compor-se. O sentido de humor, tornou-se mais negro e assertivo, apurou-se, o recurso a anedotas reconhecíveis quase desapareceu e Adele começou a assumir por inteiro a personalidade que possivelmente fez dela o que hoje é e convenceu-me!

Graficamente, não tendo um traço de deslumbrar nem páginas plasticamente relevantes, Adele assenta num traço simples, baseado especialmente na grande expressividade dos rostos, numa planificação básica e num uso comedido da cor, sendo que o conjunto revela grande legibilidade, conduzindo o leitor ao essencial.


A Incrível Adele #1 Vai ser de perder a cabeça!
A Incrível Adele #2 O inferno são os outros
Mr. Tan (argumento)
Miss Prickly (desenho)
Bertrand Editora
Portugal, Maio e Junho de 2022
159 x 201 mm, 96 p., cor, capa cartão com badanas e brinde(s)
10,90€

(imagens fornecidas pela Bertrand Editora; clicar nesta ligação para apreciar mais ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...