22/06/2022

Ditirambos #3 Fauna

Consistência



Editar - ser editor - é bem mais do que pagar ao autor, à gráfica, à distribuidora e...
Ser editor, no completo sentido do termo - e da missão - é zelar para que tudo na edição saia perfeito - ou o mais próximo possível disso - o que passa por apontar, corrigir ou até recusar o que é proposto.
Não sei como funciona o colectivo Ditirambos, mas a verdade é que esta terceira colectânea me parece um bom exemplo de um trabalho editorial assertivo e bem feito. Ou quase.

Uma boa selecção de autores, que garantem abordagens gráficas heterogéneas e de qualidade, e um tema agregador - Fauna - suficientemente vago para admitir as mais diversas aproximações - do humor à poesia, passando pelo fantástico e o intimista. E se há característica comum às oito bandas desenhadas incluídas, é a capacidade demonstrada de condensar nas quatro pranchas disponíveis, histórias com princípio, meio e fim.

Se cada um terá as suas preferências, no meu caso as propostas de Ricardo Baptista (belíssima divagação sobre a perda), André Caetano (numa curiosa e provocadora releitura da fábula da raposa e das uvas), Sofia Neto (numa cruel espreitadela aos recreios das escolas cuja proximidade (me) incomoda) e Carla Rodrigues (numa divertida revisão dos documentários animalistas à moda de David Attenborough) foram as mais estimulantes.

Como principal senão, destaco o 'excesso' de papel em branco, 20 páginas 20 (!) em 52, 'desperdiçadas' nos títulos das histórias (sem ilustração...) e nas biografias dos intervenientes. Numa altura em que o papel (quando há) está tão caro, parece-me uma questão a rever, embora perceba que este modelo torna a publicação mais leve e arejada - e também mais consistente enquanto livro.


Ditirambos #3 Fauna
Joana Afonso, Ricardo Baptista, André Caetano, Raquel Costa e Nuno F. Cancelinha, Diogo Carvalho, Francisco Ferreira e Sónia Mota, Sofia Neto e Carla Rodrigues
Edição de Autor
Portugal, Maio de 2022
168 x 258 mm, 52 p., cor e pb, capa cartão com badanas
Tiragem: 200 exemplares numerados
12,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora;clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...