23/06/2022

What if? As grandes sagas Marvel

Mudanças...?





Todos nós, leitores, numa ou noutra ocasião - em maior ou menor número conforme o 'escritor adormecido' que existe em nós - a meio de uma leitura - ou mais possivelmente no final dela(s) - já nos apanhámos a pensar: "E se aquela personagem tivesse dito...? E se o escritor tivesse optado por...? E se naquele momento...? E se...?
Se nós pensamos, a Marvel fê-lo e - depois de duas séries regulares de um título com esta temática, nos anos 1970 e 1980 - mais recentemente - já há mais de uma década, na verdade - aplicou o conceito às suas grandes sagas.

Assim, entre 2007 e 2011, momentos icónicos e marcantes - ou apenas mediáticos e comerciais, conforme o (nosso) ponto de vista - foram observados sob um outro prisma.

Esta compilação, actualmente distribuída em algumas das nossas bancas, revisita as sagas Guerra Civil, Planeta Hulk, Hulk contra o mundo, Invasão secreta, Reinado Sombrio e O Cerco, inserindo em cada uma delas, em determinado momento, uma mudança - geralmente radical - com o intuito de imaginar como as situações descritas teriam evoluído se as coisas afinal se tivessem passado assim. Alterações como o Homem de Ferro perder a Guerra Civil; o Hulk aterrar num planeta pacífico; a sua rainha não morrer e chegar à Terra para vingar a sua morte; a invasão secreta continuar secreta; o Gavião Arqueiro conseguir matar Norman Osborn...

A verdade é que, à boleia da maior ou menor inspiração dos argumentistas escolhidos - entre os quais se contam Ed Brubaker, Greg Pak ou Marc Guggenheim - a montanha pare uns poucos ratos - que é como quem diz 'muito muda, mas tudo fica (quase) igual' - apontando para a inevitabilidade do desfecho final, seja qual for o caminho para o alcançar, ou, nalguns casos, promove finais completamente diferentes - e até interessantes.

Se o conhecimento prévio das sagas em causa permite uma maior fruição destas suas versões alternativas - embora todas elas se iniciem com um resumo da versão base que permite compreender as mudanças - para mim, as 'revisões' mais interessantes e bem conseguidas são as que têm por protagonista o Hulk, talvez porque lhe fazem justiça nos contextos em causa e, mais assertivamente, porque subvertem o conceito de super-heróis que está inerente a todos os relatos da Marvel.


What if? As grandes sagas Marvel
Compila What If? - Civil War, What If? - Planet Hulk, What If? - World War Hulk; What If? - Secret Invasion; What If? - Dark Reign; What If? 200 I (O Cerco)
VVAA
Panini Comics
Brasil, Agosto 2021
170 x 260 mm, 216 p., cor, capa cartão
R$ 47,90/14,10 €

(imagens disponibilizadas pela Panini Comics; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Claŗamente para aproveitar a série animada,pena que para variar outras foram esquecidas tipo wanda visão,loki..

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. É uma boa leitura com alguns escritores que não voltam a Marvel.Achei o observar a todo o custo exagerado especialmente na ultima historia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...