29/06/2022

Stranger Things: Acampamento de ciências

Para uns e outros




Há duas formas de nos aproximarmos deste género de obras. A primeira é como leitores de BD, pura e simplesmente; a segunda como fãs da série televisiva Stranger Things.
Obviamente, existe uma terceira via: a dos que são simultaneamente leitores de BD e fãs da série.

Os primeiros procuram uma banda desenhada autónoma em si mesmo, que não implique o conhecimento prévio do produto televisivo para se poder entender.

E vão encontrá-lo porque esta aventura de carácter juvenil - e destinada a esse público-alvo - mais do que próxima da série Stranger Things, remete genericamente para as histórias de jovens em acampamentos assombrados por um ser maléfico. No caso, um grupo de adolescentes num acampamento de ciências, cujos monitores começam a desaparecer, por intervenção de alguém disfarçado com uma máscara de Albert Einstein e com uma ameaçadora faca.

É uma história autónoma, bem narrada, com alguns momentos de suspense, que aborda questões como o bullying, a dificuldade que certo tipo de crianças e adolescente têm em fazer amizades, o isolamento actual dos jovens devido à tecnologia. E a vivência nerd, os amores adolescentes, os amigos que ficam para a vida...

Tudo isto numa abordagem ligeira, com algum humor, alguma acção e bem resolvida em termos narrativos.

Para mais bem narrada, com uma planificação aberta e dinâmica e um desenho realista q.b. muito eficiente, com o tom de mistério e suspense muito bem enquadrado e potenciado pelos separadores dos vários capítulos.

E que dispensa qualquer conhecimento da versão TV.


Quanto aos apreciadores desta última, neste Acampamento de Ciências irão reencontrar Dustin e reconhecer este episódio como uma espécie de prequela à terceira temporada, que o cita no seu início e no qual ele evoca Suzie, a tal primeira namorada, que conhece aqui.

A segunda história, curta de apenas 10 pranchas, é pouco mais do que um fait divers que, no entanto, pela sua temática, obriga a ter visto certo conjunto de episódios no pequeno ecrã para completa fruição.


E quanto aos membros do terceiro grupo? Bem, podemos dizer que aproveitam o melhor dos dois mundos...


Stranger Things
Acampamento de ciências
Jody Houser (argumento)
Edgar Salazar (desenho)
Keith Champagne (arte-final)
A demanda de Erica
Greg Pak (argumento)
Gabriela Antali (desenho)
ASA
Portugal, Junho 2022
224 x 297 mm, 112 p., cor, capa dura
14,90


(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...