28/06/2022

Olivia #1 a #4 (de 4)

Sem idade(s)

Na banda desenhada, como em qualquer outro tipo de leitura, uma forma de avaliar a qualidade de uma obra é a capacidade de seduzir leitores de qualquer segmento etário.
É o caso de "Olívia", cuja edição em português a Booksmile acaba de completar, com o lançamento dos volumes #3 e #4 - A grande bola de lã e O fim de tudo (e o resto).

Na sua base, está a mudança da pequena Olívia, com o irmão e a mãe, da cidade para uma bucólica zona campestre, devido a um projecto em que esta última está a trabalhar. Contrariada e desajustada no novo ambiente, Olívia, que é curiosa e extrovertida, acabará por descobrir que nem tudo no campo é tão sossegado quanto parece e que afinal há magia por todo o lado. Magia real, que controla as estações do ano e traz para a boca de cena um Génio Espertalhão que gosta de conceder desejos demasiado literais a quem os pede. Fazendo aos poucos amizade com o seu cão, Careca, com quem consegue falar, com a Velhota dos Cães Lanzudos, os Cavaleiros Castanha e até os Monstros Simpáticos mas Malcheirosos, Olívia acabará por desempenhar um papel preponderante, conseguindo proteger de diversas ameaças o vale em que agora habita.

Indicadas para maiores de 8 anos, as suas aventuras apresentam como principais características uma protagonista da idade dos seus leitores, um belo entendimento entre o mundo real e o da magia, um sentido de humor peculiar e, principalmente, um ritmo frenético, com a pequena heroína a correr constantemente de um lado para o outro, o que potencia o dinamismo das narrativas, que parecem bem mais substanciais do que a centena de páginas de cada livro, que de forma descontraída abordam temas actuais como as mudanças climáticas a par de valores como a amizade e a solidariedade.

A isto, há que acrescentar o desenho simpático, agradável e dinâmico, servido por um colorido vivo e chamativo.

E são estas características que, apontando essencialmente para os mais novos, podem piscar o olho a leitores mais maduros, que poderão desfrutar igualmente da vivacidade, do ritmo narrativo e das soluções originais a que recorreu a dupla de criadores.

Podendo funcionar de forma independente, o conjunto dos quatro livros transmite uma imagem mais alargada de um todo a que apetece regressar para uma leitura integral que revela aspectos que podem passar despercebidos.

Aliás, é curioso ver como o universo destas aventuras se vai alargando livro a livro e como isso de alguma forma é reflectido no mapa (que possivelmente nas edições originais funcionava como páginas de guarda...?) que abre cada edição.


Nota final

Esta é mais uma série que está editada integralmente em português - uma vez que a Booksmile a completou com os dois volumes disponibilizados no mês passado.

Inegavelmente de contornos infanto-juvenis, merece no entanto uma leitura por quem gosta de banda desenhada tout court.

Para alguns, pode parecer estranho o contínuo repisar das colecções que se completam no nosso país, mas só quem comprou ou tentou comprar banda desenhada nos anos 1980 e 1990 e, sejamos francos, nos anos 1970 e 2000, conseguirá compreender a genuína alegria que se sente nos nossos dias quando mais uma série de BD chega ao fim

É verdade que a confiança nas editoras voltou a surgir É verdade que se têm multiplicado as séries que ficam completas do nosso país mas isso não garante que acontecerá com todas as que estão em curso, por razões tão diversas que podem ir desde as evidentes vendas insuficientes, a questões mais complicadas como a renegociação dos direitos na origem, quando uma série se transforma subitamente num, sucesso ou então, simplesmente, porque na sua origem também está parada...


Olívia
#1 O génio espertalhão
#2A raposa furiosa
#3 A grande bola de lã
#4 O fim de tudo (e o resto)
Thom Pico (argumento)
Karensac (desenho)
Booksmile
Portugal, Setembro 2021/Maio 2022
160 x 200 mm, 112/112/128/128 p., cor, capa cartão com badanas
12,95

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online de 17 de Junho de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Booksmile; clicar nesta ligação para ver mais pranchas dos dois primeiros volumes, nesta, para ver mais pranchas dos doisúltimos volumes, ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...