21/01/2025

Edgar

Pistas para uma História possível

"Com a verdade me enganas"
In Edgar

Autor de diversas reportagens em banda desenhada, nomeadamente um documentário sobre o Cáucaso, ao lado de Gérard Depardieu, o acompanhamento da campanha de François Hollande para as presidenciais francesas ou outra sobre os seus primeiros passos no Palácio do Eliseus, Mathieu Sapin em Edgar (edição portuguesa da Polvo), decidiu debruçar-se sobre a vida do seu sogro, o português que dá nome à obra e que (quase) teve um papel na revolução do 25 de Abril.

Esta biografia, trabalhada a partir de 2017 e publicada originalmente em França em 2023, arranca em Ribamar, atravessa a Lisboa da década de 1960 e, após várias tentativas goradas alimentadas pelo fervor revolucionário que dele se apoderou, dá o salto, literalmente, para o Paris revolucionário do Maio de 1968.

Edgar é nome fictício, como herança dos seus tempos de clandestinidade antes do 25 de Abril e pseudónimo dos livros que escreve "para abrir os olhos ao mundo", como fictícia é - ou poderá ser - boa parte da narrativa, porque apesar de Edgar, o sogro, levar Sapin, o genro, pelos lugares onde viveu e aqueles onde a História se fez, fica sempre no ar a dúvida sobre a percentagem de realidade e/ou de invenção que cada momento carrega.
Defendendo
antepassados insuspeitos, como o historiador João de Barros ou o general inglês Wellington, o protagonista acaba por se revelar surpreendentemente credível neste seu delírio biográfico/histórico, pelo retrato de época que lhe serve de fundo e confere a este relato o tom de uma ficção divertida, rocambolesca e um pouco louca, mas de cunho real.

Para isso contribui também a forma original como Sapin a constrói, fazendo de si próprio personagem do livro enquanto entrevistador de Edgar e pelo modo como legenda os lugares, cria breves interlúdios com apontamentos históricos e comenta e coloca em questão, aqui e ali, em divertidos apartes, o que lhe é contado e vai escrevendo e desenhando.
Dessa forma, acaba por fazer jus ao provérbio que o sogro a certa altura lhe dispara e que quase poderia servir de mote ao livro: "Com a verdade me enganas!".


Edgar
Mathieu Sapin
Polvo
Portugal, Outubro de 2024
210 x 260 mm, 160 p., cor, capa dura
26,95

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias a 11 de Janeiro de 2025; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...