06/01/2010

La mère des victoires

Enrique Fernandez (argumento e desenho)
Delcourt (França, Janeiro de 2008)
240 x 130 mm, 64 p., cor, cartonado

Num futuro não muito próximo (mas não tão diferente do nosso tempo, no que aos valores diz respeito) a guerra das audiências é isso mesmo: uma guerra. Literalmente. Por isso se encenam/realizam verdadeiras batalhas, devidamente patrocinadas, em que vencedores e vencidos não se contam pelo número de mortos, feridos ou objectivos destruídos ou conquistados, mas sim pelo número de espectadores que seguiram fielmente o "espectáculo" no pequeno ecrã, através do programa da moda, intitulado "Conflito em directo".
É este conflito - não tão inócuo quanto pode parecer - que nos narra Enrique Fernandez, mais um autor espanhol da nova geração à procura do seu lugar no mercado franco-belga, entremeando cenas de combate de acção pura com páginas mais calmas (?) em que chocam os sentimentos, ambições e desejos do tenente Katana Raijuro, supostamente o herói do show televisivo, e da sua superior, amante e mãe do seu maior rival, a capitã Eva Anderson.
O traço de Fernandez é arredondado e esguio, muito expressivo e extremamente dinâmico, tal como dinâmica é a planificação em que se multiplicam os enquadramentos, num todo bem servido por tons quase sempre frios, aplicados a computador.
Fica, no entanto, a sensação de que faltaram mais algumas páginas a Fernandez para construir uma obra mais sólida e tornar mais claras algumas situações.

(Versão revista e actualizada do texto originalmente publicado no BDJornal #22 de Janeiro/Fevereiro de 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...