05/01/2010

J. Kendall #56

Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero (argumento) 
Valerio Piccioni e Laura Zucchi (desenho) 
Mythos Editora (Brasil, Julho de 2009) 
135 x 178 mm, 132 p., pb, brochado, mensal

Resumo Uma família norte-americana, os Norton – pai, mãe, filho, filha, avô e uma empregada mexicana – planeia deixar o apartamento em que vive para se mudar para uma casa numa zona mais tranquila. Combinam a visita à nova moradia e, depois, desaparecem sem deixar rasto. 

Desenvolvimento Após esta introdução, entra o primeiro dos vários flashbacks que integram a narrativa, um artifício que faz a história avançar e que serve também para prender o leitor, que assim vai sendo actualizado e recebendo a informação ao mesmo tempo que os protagonistas. Curiosamente, ao fim de trinta e poucas páginas, aparentemente o caso que desta vez é investigado pela polícia de Garden City, com o auxílio de Júlia, parece já estar resolvido, com um suspeito a confessar o crime. Pelo que de imediato avança a sua avaliação psiquiátrica e o respectivo julgamento. Mas na sua confissão há algo que não convence a criminóloga, que decide continuar por sua conta e risco, levantando questões, situando cada um, ouvindo pessoas – tão importante que isto é! – até chegar ao desfecho, de todo inesperado, onde se adivinha uma homenagem a uma obra-prima do cinema, que não refiro para não estragar o prazer da leitura e da surpresa que ela encerra, mostrando que nem sempre são os motivos mais óbvios que provocam os maiores estragos. Giancarlo Berardi, mais uma vez, tece uma trama complexa, credível e interessante, que desenvolve a seu bel-prazer, obrigando o leitor a segui-lo ao ritmo que ele impõe. Um ritmo calmo tranquilo, apesar de um ou outro sobressalto. Pelo caminho, com mestria, aproveita para traçar um retrato decadente da instituição familiar norte-americana – e da própria sociedade -, feito de forma exemplar nas primeiras pranchas, em que os curtos diálogos durante o pequeno-almoço definem e marcam cada um dos Norton. Retrato que conclui, sem dúvida de forma incómoda, no final da história. Um retrato duro que fala de falta de diálogo, da convivência de (parentes) estranhos dentro da mesma casa, da incapacidade de expressar sentimentos, do avanço do individualismo, da falta de objectivos, da solidão. Ao mesmo tempo que continua a definir – de forma bem humana - a protagonista, a mostrar o que a move e inquieta, as suas qualidades e defeitos, o que a faz forte e quais as suas fragilidades, medos, receios, (des)ilusões. Embrenhado no argumento de Berardi, quase se esquece o desenho – realista, firme, anatomicamente correcto, ritmado, de planificação clássica mas dinâmico nos movimentos de câmara que variam planos e enquadramentos – mas que, no entanto, tem um papel determinante, pela forma como define estados de espírito, sensações e emoções, expressos pelos olhares e pelos gestos. 

A reter - Não tenho dúvidas que este é um dos melhores títulos mensais distribuídos actualmente em Portugal. Por isso, desafio quem ler estas linhas a procurá-lo numa banca (perto - ou longe - de si…!), onde neste momento está disponível, pondo de lado eventuais preconceitos em relação à edição, em brasileiro, de pequeno formato, a preto e branco, papel de fraca qualidade e impressão por vezes com problemas nas zonas mais escuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...