15/01/2010

L’Ancien temps – I. Le roi n’embrasse pas
















Joann Sfar (argumento e desenho)
Gallimard Jeunesse (França, Novembro de 2009)
230 x 310 mm, 144 p., cor, cartonado

Resumo Num país desconhecido, povoado de estranhos seres, onde o ciclo da água acontece ao contrário, com os rios a correrem da foz para a nascente e a chuva (e as lágrimas) de baixo para cima, encontramos Pape, um velho feiticeiro, que, por vezes, funciona como narrador da história, despoletada por uma mentira sua. Os protagonistas são a sua neta, Nadége, uma jovem feiticeira com o poder de se transformar em raposa, que não quer prender-se para poder conhecer mundo - e outros amor(es) -, e o seu apaixonado, Cassian, um jovem de coração puro, que quer casar e ter filhos com ela, encarregado da missão de a seguir e proteger com uma serpente-espada. Involuntariamente causa a morte do rei (do título, que não quis abraçar Nadége) e origina os acontecimentos que dão corpo a uma saga épica e fantasiosa assinada por Joann Sfar.  

Desenvolvimento Tudo se desenrola num universo medieval fantástico, que Sfar vai desenvolvendo prancha a prancha, povoando-o de seres estranhos mas cativantes (a rainha viúva, a árvores falante, o gigante que gosta de dormir, o Deus Único que só alguns conseguem ver, o licorne, o dragão…) e acontecimentos espantosos, leis surpreendentes e magia poderosa.
Com eles, dá corpo a uma busca misteriosa e filosófica, por vezes dramática, durante a qual discorre – ou as suas criações por si… – sobre amor, paixão, dever e religião, o medo do abandono e da solidão, cruzando referências (infantis, da literatura, da BD, do fantástico e da heroic-fantasy), apontando pistas e caminhos, questionando postulados, insinuando dúvidas, invertendo estereótipos, fugindo das certezas e do que habitualmente é tido como absoluto e imutável. Mas deixando ao leitor a decisão final. E apesar disso, fá-lo sem que a banda desenhada em si, sofra em termos de dinamismo, ritmo ou capacidade de prender o leitor pelo que, ao fim de quase centena e meia de pranchas que se lêem de um fôlego – embora por vezes seja preciso relê-las ou voltar atrás, para apreender todo o sentido que Sfar dá a palavras e situações, uma vez que este relato aparentemente infanto-juvenil é em muitas passagens extremamente adulto e complexo, com uma linguagem com duplo sentido – fica o desejo de que o segundo tomo venha depressa. O que só torna mais surpreendente saber – ou aperceber, porque isso é notório nalguns trechos - que o relato foi escrito ao correr da pena, sem plano prévio. Com o seu traço personalizado, em que as vinhetas não assumem forma definida e em que a forma humana (ou não) e o funcionamento anatómico dos corpos é menos importante do que aquilo que estão a representar, desta obra emerge mais uma vez o dom narrativo que Sfar possui, a sua necessidade de contar e transmitir, a invulgar capacidade de ligar traço e palavras nesta arte a que se chama banda desenhada.

A reter - A premência narrativa de Safar que exala da obra e obriga o leitor a correr atrás dos protagonistas, querendo saber sempre mais e mais deles. - A forma como a história, falsamente simples, num universo regido por leis estranhas (absurdas?) prende e cativa o leitor e o prende página após página. - O dinamismo da planificação e do traço. - A perfeita interligação texto/desenho.

Menos conseguido - Sfar, como outros autores da sua geração, dificilmente venderá obras pelo desenho, pouco propício a ser apreciado pelos cultores do traço clássico. São eles que perdem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...