27/01/2010

Happy Living

Jean-Claude Gotting (argumento e desenho)
Delcourt (França, Outubro de 2007)
203 x 262 mm, 128 p., cor, cartonado com sobrecapa com badanas


E se o autor da terceira melodia mais tocada de sempre não tivesse escrito uma única nota dela, antes a tivesse "roubado" de ouvido ao seu alcoolizado compositor?
É esta confissão, motivada pelos remorsos, do autor de "Happy Living", tema fictício que dá título a mais uma edição da interessante colecção "Mirages" (Delcourt), que vai arrastar François Merlot, um jornalista francês que prepara o primeiro livro, sonhando com fama e sucesso, numa longa investigação pelos EUA, de Nova Iorque à Costa Oeste. Investigação que o vai levar a diversas descobertas - algumas bem surpreendentes - que ilustram o âmago do ser humano e as reais motivações por detrás de atitudes banais ou altruístas, espontâneas ou calculadas, e a questionar-se a si próprio e às suas opções de vida.
Este elegante romance gráfico, criado por Jean-Claude Gotting, é também um pequeno passeio pelo jazz de meados do século passado, traçado a negro, num estilo agreste, semi-realista, marcado pelo estatismo das personagens - fruto da dedicação do autor à pintura e à ilustração antes deste (conseguido) retorno à BD? - que faz com que cada vinheta se assemelhe a uma foto envelhecida…
O que não significa que falte ritmo à obra, sendo ele transmitido pelo texto, marcante, bem trabalhado, credível, envolvente - quase musical - e pela utilização sucessiva de diferentes planos na ilustração das muitas conversas que a pontuam.

(Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 4 de Novembro de 2007)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...