22/07/2016

Luc Junior L’intégrale









… ou quando Goscinny e Uderzo criaram um jovem repórter que viveu intensas aventuras na companhia do seu cão e de um adulto facilmente irritável.

Luc Junior foi criado por encomenda, para ser o porta-bandeira do suplemento infantil La Libre Junior do jornal LaLibre Belgique. O pedido era especificamente um jovem jornalista, com o seu cão (Alphonse) e um adulto de mais idade (o fotógrafo Laplaque), numa clara inspiração num dos heróis – belgas – mais populares de então – e de sempre: Tintin.
Por isso a profissão do protagonista (este um ‘verdadeiro’ repórter), por isso Bruxelas como ponto de partida para sucessivas aventuras, por isso (?) a ida à América, por isso as desventuras com um filho de um marajá… Para Luc Junior houve igualmente um naufrágio e uma viagem espacial… a Marte e, antes do seu ‘inspirador’, um roubo de jóias e uma perigosa aventura na selva sul-americana, entre os Paspartos…
Mas a inspiração (?) e os pontos comuns ficam-se por aqui já que a abordagem de Goscinny e Uderzo preza mais o humor, a crítica social e as situações caricaturais do que propriamente a aventura e o rigor presentes em Tintin.
No total foram 7 histórias e 157 pranchas, publicadas entre 1954 e 1957, cheias de dinamismo, humor, aventura e diversas piscadelas de olho aos leitores, pois o duo criativo – Goscinny e Uderzo – surge diversas vezes ao longo destas páginas, bem como alguns outros criadores – e personagens – da época.
Este volume, que abre com um generoso dossier sobre a criação deste herói e as outras actividades de Goscinny e Uderzo na época, encerra com a única banda desenhada realista que os criadores de Astérix realizaram e que mostra que os seus caminhos poderiam bem ter sido outros....
Bill Blanchart de seu nome, foi publicada igualmente em La Libre Junior, em simultâneo com Luc Junior e Jehan Pistolet (!) e apresentava, num branco e negro bem trabalhado que – mais uma vez – mostra o grande desenhador que Uderzo foi, uma aventura sem momentos mortos  protagonizada por um caçador que se envolve involuntariamente com um bando de contrabandistas.
As duas séries – e os respectivos dossiers – preenchem um volume precioso porque recolhe dois dos primeiros trabalhos conjuntos de dois dos mais importantes autores da história da banda desenhada franco-belga.

Luc Junior L’Intégrale
René Goscinny (argumento)
Albert Uderzo (desenho)
Les Éditions Albert René
França, Setembro de 2014
224 x 295 mm, 236 p., cor, capa dura
20,50 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...