15/07/2016

A história de um rato mau








Não é muito normal, mas aconselho que este texto seja lido apenas após a leitura da obra, porque poderá conter pormenores que - mesmo que já presentes na contracapa do livro e no texto de divulgação - poderão de alguma forma limitar a sua total fruição.

Literatura infantil, abuso de menores, inadaptação, raiva e medo convivem no quinto volume da colecção Novela Gráfica que está a ser disponibilizada pela Levoir, semanalmente, à quinta-feira, com o jornal Público.
A história de um rato mau é a história de Helen, adolescente, sem-abrigo, profundamente marcada - e perseguida - por um terrível acontecimento da sua infância.
Ao acompanhá-la, primeiro na Cidade, depois A Caminho e, por fim, no Campo onde encontrará (alguma) paz e força para combater os seus demónios interiores, vamos conhecer uma jovem - em muitos aspectos ainda menina - auto-excluída da sociedade e incapaz de se relacionar - no sentido mais simples e anódino do termo - com os outros.
Perseguida pelo passado - pelo que lhe aconteceu no passado cuja culpa arca - Helen vê os seus receios e temores transformados em visões aterradoras, num mundo que, aos seus olhos, se divide entre gatos e ratos, sendo que entre estes últimos há alguns maus - como ela.
Inspirado na vida da escritora de livros infantis Beatrix Potter - que Helen assume como modelo - seguindo muitas vezes de perto o tom agradável, acolhedor e relaxante do seu registo gráfico, o que torna o relato ainda mais (psicologicamente) violento, esta obra de Bryan Talbot, apesar do final (relativamente) simpático, assume claramente a denúncia de situações que deveriam ser isoladas e limite - mas que, infelizmente, na prática, continuam a repetir-se, dia após dia, nos nossos dias, em todos os estratos sociais - e, mais do que isso, consegue traduzir em imagens os efeitos - alguns dos efeitos - que a longo prazo tais situações podem provocar - provocam - nas vítimas.

A história de um rato mau
Colecção Novela Gráfica #5
Bryan Talbot
Levoir/Público
14 de Julho de 2016
136 p., cor, capa dura
9,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...