29/07/2016

História e Glória da Dinastia Pato








Ao longo dos séculos e através dos continentes, ficamos a conhecer (alguns) antepassados do Tio Patinhas e como a sua fortuna foi sendo construída, numa longa narrativa, a um tempo actual e datada.

Uma das mais famosas sagas da banda desenhada Disney, a História e Glória da Dinastia Pato foi originalmente publicada em Itália a partir de Abril de 1970, ao longo de 8 números da revista Topolino.
Criação do grande Guido Martina, (muito bem) desenhada por Romano Scarpa e Giovan Battista Carpi, foi alvo de uma enorme - e invulgar - campanha publicitária que - a par de outros aspectos - assentou na oferta, com cada edição, de uma reprodução da moeda que servia de base à narrativa.
A originalidade, a qualidade da obra e o apelo coleccionista, fizeram dela um marco - a vários níveis - e a verdade é que, 45 anos depois, continua a ler-se perfeitamente, a divertir e a distrair, como facilmente se comprova na leitura da recente edição da Goody.
Seguindo uma das edições brasileiras, inclui uma nona história criada de propósito no Brasil para completar as 320 páginas padrão deste género de edição Disney.
À venda no ebay por 60 €...
Se atrás escrevi que ‘45 anos depois, continua a ler-se perfeitamente, a divertir e a distrair’, a verdade é que esta História e Glória da Dinastia Pato surge também bastante datada. Positivamente, atrevo-me a escrever.
Desde logo porque nela os patos Disney convivem com Mickey, Minnie, Bafo-de-Onça ou Pateta, numa ‘mistura de géneros’ a que a Disney é - já era então - há muito avessa.
Depois, porque muitos ‘puritanos politicamente correctos’ se vão horrorizar e subir pelas paredes ao verem Bafo-de-Onça a fumar, Patinhas a roubar - e a defender o roubo - ou a adulterar vinho - que muitos alegremente bebem, ‘maus-tratos’ a animais e ameaças de morte que na época eram perfeitamente normais. Noutros contextos, adivinho alguns ‘iluminados’ a exigirem e retirada desta obra das prateleiras infantis e a sua venda com avisos monumentais - à maneira dos maços de tabaco…
Ironias à parte, desconhecendo a possibilidade de o concretizar nas sempre difíceis negociações com os detentores dos direitos, parece-me que num contexto de diminuição de tiragens e espaçamento de edições que parece configurar (alguma?) crise para a BD Disney em Portugal, esta poderia ter sido uma hipótese para reeditar a campanha original com a oferta de uma ‘moeda’ com esta edição – ou até de várias ao longo de várias edições da Comix…? - o que a tornaria mais mediática e poderia cativar leitores afastados… ou que compram noutros locais - como as livrarias, onde uma edição de capa dura poderia cativá-los.

Especial História e Glória da Dinastia Pato
Guido Martina e Gérson Teixeira (argumento)
Romano Scarpa, Giovan Battista Carpi e Euclides Myaura (desenho)
Goody
Portugal, Maio de 2016
150 x 205 mm, 320 p., cor, capa mole
3,90 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar sobre elas para as apreciar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. " Ironias à parte, desconhecendo a possibilidade de o concretizar nas sempre difíceis negociações com os detentores dos direitos, parece-me que num contexto de diminuição de tiragens e espaçamento de edições que parece configurar (alguma?) crise para a BD Disney em Portugal, esta poderia ter sido uma hipótese para reeditar a campanha original com a oferta de uma ‘moeda’ com esta edição – ou até de várias ao longo de várias edições da Comix…? - o que a tornaria mais mediática e poderia cativar leitores afastados… ou que compram noutros locais - como as livrarias, onde uma edição de capa dura poderia cativá-los. "

    A crise e óbvia desde oferta com jornais como a Bola e Mega packs Comics e 1as caixas os Especiais Disney o fim do Big.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade, Optimus.
      E a BD Disney - como qualquer outra - faz falta nos locais de venda portugueses.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...