08/07/2016

Le Contrepied de Foé








Com o Euro 2016 já na sua fase final, este é um dos vários lançamentos – francófonos – que, aproveitando a actualidade, têm o futebol como tema.

Que tem ‘o outro lado do futebol’ como tema, é mais exacto quando o objecto da análise é Le Contrepied de Foé, a história de dois jovens camaroneses, Urbain e Ahmadou, com talento futebolístico – como tantos outros? - aliciados por um agente FIFA, para deixarem o seu país com a promessa de contratos milionários em França, á imagem de tantos dos seus ídolos.
Com viagens pagas do próprio bolso, com a ajuda – e o sacrifício - dos seus concidadãos, o paraíso revela-se bem mais distante do que o esperado, as oníricas promessas em breve se transformam pesadelo, face a oportunistas, uma máquina trituradora de talentos em nome do lucro e o aproveitamento que mesmo alguns familiares e amigos pretendem fazer do tempo e dinheiro ‘investido’ nos seus familiares, a quem uma porta aparentemente se abriu.
Vão então imperar a desilusão, o abandono, o desconhecido, mesmo a vergonha da situação que que caíram, numa história que, mesmo assim, tem final feliz, em nome do sonho e da solidariedade.
Le Contrepied de Foé não esconde no entanto que os percursos ficcionados de Urbain e Ahmadou têm muito de verdade mas estão longe de ser exemplo ou de corresponder à maioria dos casos, pois muitos serão os que acabam sós, dessperados, na miséria, no crime, longe do país natal e dos familiares e amigos.

  

  

Le contrepied de Foé
Laurent Galandon (argumento)
Damien Vidal (desenho)
Dargaud Benelux
França, Junho de 2016
177 x 248 mm, 160 p., cor, capa dura
EAN: 9782505065401
19,99 €

(imagens fornecidas pela editora; clicar sobre elas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...