19/06/2018

Bouncer: To Hell and Back

Semana do Western III





Depois da gentileza de Cisco Kid e do humanismo (ainda latente) de Ken Parker, trazer Bouncer a esta ‘Semana do Western’ de As Leituras do Pedro, implica uma viragem de 180 graus na abordagem a um género que, há não muito tempo, muitos consideravam acabado.
A violência e o sexo são elementos recorrentes em doses variáveis, mas quase sempre generosas nas obras de Jodorowsky. Para completar a ‘trindade’ (reforçadamente divina) que distingue as criações do argumentista chileno, há que acrescentar o misticismo que - surpreendentemente - está ausente deste díptico de Bouncer que a Arte de Autor - muito bem - entendeu publicar num volume único. Dessa forma, aproximou-se da publicação original, serviu aos seus leitores uma obra completa e fechada e - pormenor nunca displicente - a um preço (significativamente) inferior ao de dois álbuns isolados.
Em To Hell and Back, Bouncer faz exactamente a viagem ao inferno que o título prenuncia. O inferno que toma a forma de uma penitenciária de gestão assaz curiosa, onde o pistoleiro maneta vai para capturar o filho do director, responsável pelo duplo assassinato da índia Sakaywea e do filho que carregava no ventre.
Começando por uma viagem não isenta de perigos, seguida de um verdadeiro mergulho num inferno na Terra, To Hell and Back aumenta a verdadeira galeria de horrores que - entre protagonistas principais, personagens recorrentes ou simples figurantes - tem marcado esta abordagem original ao western.
O traço caricatural de Boucq acentua essa característica do relato, ampliando as deformidades - sejam elas físicas, muitas vezes, ou psicológicas, quase sempre - dos intervenientes e conferindo à série um carácter incómodo e pouco salutar, reforçado pela violência - de novo tanto física quanto psicológica - que por ela perpassa e onde explode frequentemente.
Na penitenciária, de gestão familiar (...!), Boucq descobrirá que o risco que tinha assumido à partida é bem mais elevado e que naquele local, pouco - ou nada? - é o que parece, o que irá contribuir para o lado a faceta imprevista de um desfecho expectável mas sempre inesperado, a que o leitor chega, após uma leitura pesada mas bem ritmada, a um tempo ansioso e aliviado, perante a exposição gratuita e chocante, deformada e incómoda, do pior que a natureza humana pode mostrar e dos limites que tem de ultrapassar, para se impor, o melhor dessa mesma natureza...

Bouncer
To Hell and Back
Jodorowsky (argumento)
Boucq (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Outubro de 2017
240 x 320 mm, 128 p., cor, capa dura
22,00 €

[O acaso - com uma pequena ajuda - juntou nas minhas leituras - ou mais exactamente nas minhas escritas - uma série de westerns, completamente díspares, que têm em comum, para além dessa temática genérica, a qualidade que os torna leituras aconselháveis.
BouncerCisco Kid, Ken Parker, Matt Marriott, Tex Willer (não obrigatoriamente por esta ordem alfabética em que foram citados) irão ocupar este espaço por estes dias, transformando-o quase numa ‘semana do western’, onde, por exemplo, também podia ter entrado Duke.]

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

8 comentários:

  1. Saúde-se também uma obra integralmente publicada em Portugal. Por várias formas e por duas editoras (obrigado especial à AdA pela retoma da série e publicação destes dois), mas publicada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bouncer estava realmente publicado na íntegra em Portugal quando este álbum duplo saiu, mas entretanto em França já existe o décimo volume, L'Or Maudit.
      Neste momento, temos tudo para acreditar que a Arte de Autor o poderá publicar, com maior ou menor brevidade.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Já agora, acrescento que sou muito mais adepto de um "herói" destes, violento e volúvel mas para mim, mais humano porque mais apróximado da realidade, do que (que me perdoem os seus fãs :-) , o herói certinho e infalível Tex.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Pedro
    Já saiu mesmo o volume 11 em Março deste ano: Bouncer - Tome 11: L'Échine du dragon. Um abraço. Pedro Mota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade, Pedro Mota. Obrigado pelo complemento da informação.
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Esperemos que a Arte de Autor publique brevemente estes 2 episódios (Tomo 10 e 11)...

    ResponderEliminar
  5. Publicou? Nunca o vi à venda! Nunca!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...