17/09/2020

Un verano italiano

À boleia do futebol




Não havendo qualquer ligação ou pré-agendamento nesse sentido, a verdade é que numa altura em que o futebol está de regresso no nosso país, este já é o segundo texto desta semana sobre um livro em que o jogo de onze contra onze serve de tema ou base.

Depois da França - e (também) do futebol feminino - a propósito de A Época das Rosas, agora cabe a vez à Itália, em pleno Mundial 1990.

Na prática, um acontecimento desportivo então marcante, de contornos que acredito similares aos que envolveram o nosso país aquando do Euro 2004.

Independentemente disso - e se esse acontecimento serve apenas de pano de fundo, embora com repercussões sociais que devem ter dito/dizem bastante aos que os viveram, Un verano italiano apresenta-se antes de mais como um relato humano, de contornos sociológicos - embora sem desprezar um certo tom satírico.

No centro da trama está Yuri Salati, estrela e grande promessa futebolística italiana dos anos 1980. É a ele que a história segue, desde os primeiros chutos na rua, a entrada na equipa da escola, a passagem ao clube local e, depois a ascensão de um atleta exemplar até se tornar campeão italiano no Roma. E, a seguir, depois de atingir o cume - primeiro de outros que o poderiam desafiar - a queda vertiginosa provocada por uma lesão grave: o medo de voltar, as sucessivas dispensas, a perda de estatuto, o recurso a soluções até então rejeitadas, a cedência a vícios e maus hábitos que, mais do que o atleta, vão destruindo o homem por detrás dele.

Menos sério do que este resumo possa parecer - embora tudo isto esteja nesta BD de Brizzi e Medri - Un verano italiano, construído com base em sucessivos flasbacks entrecruzados com a narrativa principal, faz-nos acompanhar um Salati já decadente numa entrega de droga, para a qual arrasta um amigo de infância - com quem actualmente tem uma relação tensa... - e na qual, inevitavelmente, tudo acaba por correr mal.

O contraste entre a situação caricatural e rocambolesca que acaba por ter lugar - e que o desenho acentua - e o tal tom mais sério e introspectivo que nos mostra a ascensão e queda do protagonista, dão a este livro um tom dual interessante que nos leva em suspenso até ao final que dificilmente conseguimos antecipar.


Un verano italiano

Enrico Brizzi (argumento)

Denis Medri (desenho)

Panini Comics/Evolution Comics

Espanha, Setembro de 2020

170 x 240 mm, 128 p., cor, capa mole com badanas

16,95 €


(imagens disponibilizadas pela Panini; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...