29/09/2020

Lucky Luke muda de sela

...mas continua imparável




Segundo volume da colecção Lucky Luke visto por…, este álbum da autoria de um alemão desconhecido que assina como Mawil, cumpre sobejamente os quesitos originais: uma abordagem divertida mas respeitosa e muito original ao universo do ‘cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra’.


Resumo

Incapaz de dizer que não a quem necessita de ajuda, Lucky Luke vai atravessar meio Oeste montado numa… bicicleta!


Desenvolvimento

Se podia soar anacrónico - não sendo… - e até parecia ter tudo para correr mal, a verdade é que esta travessia do deserto - e não só! - feita pelo nosso conhecido cowboy, montado numa bicicleta, funciona muito bem.

À ideia base, Mawil não se coibiu de adicionar extras interessantes e mais comuns na série original: uma dupla (real) de encarniçados perseguidores, os inevitáveis índios, uma atribulada viagem de comboio, uma personagem misteriosa quase sempre na sombra, uma ponte em ruínas, assaltos, lutas em bares… e uns ciúmes doidos de Jolly Jumper em relação ao veículo. E tudo enquanto Lucky Luke pedala - ou tenta - como um desesperado!

O todo é servido por um humor simples e directo, que oscila entre bem conseguidos gags visuais e a paródia a situações recorrentes do western em geral e de Lucky Luke em particular, mas o grande trunfo de Mawil e o incrível dinamismo com que ele dota o relato, (quase) transformando algumas sequências em verdadeiras cenas de animação.


A reter

- o bom humor aplicado por Mawil ao relato, com uma série de momentos muito divertidos;

- o traço muito vivo e dinâmico;

- a sólida edição de A Seita, consistente, com duas capas diferentes e a oferta de um ex-libris assinado pelo autor para as primeiras 199 encomendas online. [Não é caso único na edição em Portugal, mas já não acontecia há muito.] Na prática, é mais um passo em frente na edição;

- por surpreendente que seja, esta é apenas a segunda edição (a seguir à alemã) do livro; A Seita tem assim garantido que nos próximos meses só o seu livro estará à venda nas FNAC…

- este livro - tal como O Homem que matou Lucky Luke (já editado por A Seita) e Lucky Luke ne réponds plus (a editar em 2021) - é uma bela abordagem, em jeito de paródia e homenagem ao universo de Lucky Luke. O facto de existirem apenas estes três livros, valoriza-os e impede a queda na vulgaridade.


Menos conseguido

- apesar do escrito acima, o livro tinha beneficiado com menos 8/12 páginas, porque a certa altura fica a sensação que a ideia base está a ser demasiada esticada;

- até pode ser birra minha, mas olhos reduzidos a um ponto negro ou a círculos vazios, retiram (muita) expressividade aos rostos que os ostentam. A utilização de ambos os tipos e também de olhos ‘normais’ acaba por baralhar ainda mais o leitor.


Lucky Luke muda de sela
Colecção Lucky Luke visto por...
Mawil
A Seita
Portugal, Setembro de 2020
216 x 285 mm, 80 p., cor, capa dura
16,95 €

(mais imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...