16/09/2020

Berserker Exilado


Compulsão




Desde sempre houve obras para cuja leitura me senti compulsivamente atraído. Por uma capa, uma imagem, um resumo, uma sugestão…
Tenho ideia que são cada vez menos, mas este Berserker pode ser catalogado na categoria das ‘obras de leitura compulsiva’.
Não sei explicar bem porquê, mas possivelmente, será uma súmula de quatro estímulos distintos: o nome de Lemire como argumentista, a ligação (inconsciente?) às minhas leituras recentes de Conan, a arte de Mike Deodato e a estranheza da situação apresentada: um bárbaro - tout court - lançado na actualidade.

A história começa com uma tragédia: a destruição da aldeia de Berserker na sua ausência, o assassinato da sua mulher e da sua filha. Guerreiro musculoso, ‘rei mestiço’ no seu mundo, lutador singular e poderoso, ele não aspirava a muito mais do que uma calma vida familiar.
O assassinato dos seus entes queridos e dos seus concidadãos, uma semi-vingança interrompida pelo número muito superior dos inimigos, leva-o a afastar-se para poder voltar mais forte. Apanhado por um portal temporal, é lançado no nosso mundo, onde conhece um sem-abrigo com quem tem mais pontos de contacto do que seria de esperar…
Relato misterioso e surpreendente, com um tom maioritariamente intimista apesar das várias cenas de batalhas especialmente violentas e sangrentas, Berserker Exilado soa como uma leitura iniciática e uma porta - tal e qual! - para outros mundo e realidades.
Bem ritmada, com contornos inesperados e, apesar de tudo, com menos ‘sumo’ do que seria expectável embora a limitada interacção do bárbaro com o nosso mundo se revele positiva por evitar a queda no ridículo ou no inaceitável, a verdade é que constitui uma leitura despretensiosa mas cativante, servida por um desenho vigoroso e expressivo, especialmente relevante nas cenas de combate, que se justifica e recomendo.

Berserker Exilado
Jeff Lemire (argumento)
Mike Deodato Jr. (desenho)
G. Floy
Portugal, 16 de Setembro de 2020
190 x 280 mm, 136 p., cor, capa dura
14 €

(mais imagens disponibilizadas pela G. Floy para ver aqui; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...