08/05/2021

Autores portugueses criam BD sobre alterações climáticas



O desafio das alterações climáticas é o título de uma banda desenhada sobre as alterações climáticas, da autoria de três autores portugueses: Bruno Pinto (argumento), Quico Nogueira (desenho) e Nuno Duarte (cor).
A iniciativa nasceu no âmbito de um projecto europeu denominado Beacon, no qual Portugal também participou e a ideia, segundo explicou Bruno Pinto na sua página do Facebook, "foi comunicar informação básica sobre alterações climáticas através de adolescentes de vários países europeus".

A BD acompanha dois irmãos portugueses, Sofia e Gabriel, numa viagem de comboio pela Europa, para recolherem informações e ideias para um jogo sobre as alterações climáticas. A intenção é que ele funcione num espírito cooperativo, porque as alterações climáticas são um desafio para todos e só em conjunto é possível enfrentá-las.

Ao longo de cinco meses e 80 páginas, os dois irmãos vão aprender sobre eficiência energética em Paris; incêndios florestais na Grécia e em Portugal; correntes de ar e escassez de água na Europa central ou a integração das energias renováveis em Portugal e na Alemanha.

A obra acaba de ser publicado neste último país, pela Jacoby & Stuart, sob o título #KlimawandelChallenge!, naquela que é a sua primeira versão em papel. Até ao Verão, deverá ser editada em Portugal, através da editora Polvo, bem como nos países que participaram no projecto: Bulgária, República Checa, Grécia, Polónia e Roménia.

O site do projecto Beacon tem já disponível para download gratuito a versão em inglês da BD: Climate Change Challenge.

(texto publicado na página online do Jornal de Notícias de 5 de Abril de 2021; clicar no texto a cor diferente para descarregar gratuitamente a obra; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão) 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...