27/05/2021

Gus #1 Nathalie

Outra vez







Num ano em que as editoras nacionais têm apostado recorrentemente no western, regresso a Gus, que temo tenho passado despercebido aqui no blog. Injustamente.

Sem paralelo noutros meios - apesar de algumas obras de referência recentes no cinema e na TV - em termos de quadradinhos o western parece estar outra vez a ganhar força e relevância - e as editoras nacionais replicam o que vai acontecendo lá fora.

Num breve apanhado, posso recordar o classicismo (crepuscular) de Hermann em Duke, a originalidade e contemporaneidade de Undertaker, o Tex (de autor) com muitos - cada vez mais? -seguidores ou a bela homenagem de Bonhomme a Morris, Goscinny e Lucky Luke.

E, posto isto, reforçar que este Gus, do mesmo Blain de Procura-se Lucky Luke, corresponde à mais arrojada e singular de todas estas propostas de bandas desenhadas de cowboys.

Não vou repetir aqui o que escrevi há mais de uma década quando li a edição francesa - até porque me parece que, modéstia à parte, o texto de então, conciso e assertivo, está perfeitamente adequado ao álbum, na escrita e na forma - mas gostava de salientar brevemente três aspectos: o inusitado sentido de humor, o tom ligeiro, romântico e diferente, com assaltos, tiroteios e perseguições a darem o protagonismo a conquistas românticas e relacionamentos, e, finalmente, a forma como o inesperado e o surpreendente nos aguardam a cada voltar de página.


Nota final

Tudo isto - a excelência da obra, o que é diferente da sua universalidade ou acessibilidade para todos os leitores - não justifica algumas afirmações do prefácio de Sérgio Sousa Pinto, nomeadamente quando escreve “a actual enchente de publicações comerciais e menores”, num momento em que nunca se editou tanto, tão bem e tão bom - inclusive pela Gradiva - como nos últimos anos…


Gus #1 Nathalie
Chritophe Blain
Gradiva
Portugal, Abril de 2021
240 x 290 mm, 80 p., cor, capa dura
16,50 €

(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. Só que, para mim, uma banda desenhada, por ser desenhada, deve ser minimamente bem desenhada, o que não me parece que seja o caso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A discussão sobre o que é um bom desenho, levava-nos muito longe. Em termos de BD, um desenho dinâmico e legível em termos narrativos é bem mais importante do que um desenho esteticamente belo.
      ...mas, claro, o gosto pessoal de cada um é fundamental e quem nunca pôs de lado um álbum por não lhe agradar o desenho, que atire a primeira pedra!
      Boas leituras, bonitas ou não!

      Eliminar
  2. Eu até comprava se não fosse a penca do "herói", só vejo um dildo ou o pinóquio...

    Estraga a leitura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo na se deixe intimidar pelo dito cujo. Antes pelo contrário - "mergulhe" na obra e deixe-se envolver pela belíssima história e pela arte de Blain. Verá que vale pena...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...