13/05/2021

Peter Pan #3: Tempestade

Regresso à realidade


Aqui, vivo como nas histórias dos livros, como nos meus sonhos.

Peter in Tempestade


Piratas. Índios. Sereias. Fadas. Aventuras. Descoberta. Tesouros.
É disto, de quase tudo isto, que é feito o actual mundo de Peter. Salvo do Opikanoba no volume anterior, chegou a altura de comemorar com os seus amigos - aqueles que já conhecia das histórias que lia e recontava.
Mas, aos poucos, de forma insidiosa primeiro, depois abruptamente, a realidade vai sobrepor-se ao sonho e Peter terá de regressar ao mundo verdadeiro, o real, à Londres suja, violenta e deprimente onde sempre viveu.

Primeiro o presente. A cupidez dos homens, a violência a ela associada, o aproveitamento dos outros em prol dos interesses próprios, vai abalar o mundo idílico que Peter ainda está a descobrir. A união entre as ‘criaturas geradas pela imaginação dos homens’ vai perdendo terreno, começa a sentir-se ameaçada. Por isso, unidas, decidem entregar aos piratas o tesouro que eles tanto desejam - mas não o ‘seu’ tesouro... - para que eles possam abandonar aquele mundo - que se tornaria - ainda? - mais perfeito

O destino - os elementos - decidem de forma díspar e a tempestade que refere o título desaba inclemente sobre uns e outros, com consequências trágicas, que obrigarão um solícito e solidário Peter a regressar a Londres em busca de soluções - de uma solução para salvar um amigo.

Amizade, sacrifício, entrega são o que o move a voltar ao inferno. Há mais - haverá, como os leitores irão descobrir - há outras questões sensíveis, não resolvidas - sonhos não concretizados na sua mente, anseios existentes desde sempre - que Peter (também) quer cumprir.

Como sempre - na ficção como na(s) vida(s) - o regresso à realidade é violento, sempre incontrolável, traumático - por muito preparado que se possa estar - e as consequências - as visíveis e as que estão por vir - vão marcar profundamente - corpo(s) e alma(s).

Acordar sobressaltado de um sonho - para um pesadelo recorrente… - será uma descrição curta e parca do que Loisel cruelmente nos impõe neste terceiro tomo do seu Peter Pan, com a bofetada final - com a força de um espancamento - a ser dada nas duas derradeiras páginas deste volume…


A fechar

Se a actual edição da ASA tem sido. em vários aspectos. (naturalmente) superior às da Bertrand Editora e da Booktree em tempos lançadas entre nós, a este volume faltam as 12 páginas de extras, com os esboços a lápis, nervosos e vivos, que a Booktree tinha incluído...


Peter Pan #3: Tempestade
Regis Loisel
Segundo o romance original de J. M. Barrie
ASA/Público
Portugal, 13 de Maio de 2021
240 x 320 mm, 64 p., cor, capa dura
10,90 €

(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...