19/05/2021

Chico Bento Moço #70 + Turma da Mônica Jovem #46

Função social

De há muito que as bandas desenhadas de Maurício de Sousa têm uma importante componente social que, a par do seu humor característico, surge como reflexo de valores e atitudes que o autor reputa com importantes.
Isso é especialmente relevante nalgumas edições de Chico Bento Moço e da Turma da Mônica Jovem, como estas.

Se é verdade que nestas versões adolescentes em estilo manga criadas para chegar ao público da mesma idade dos heróis, há uma grande diversidade temática - especialmente pela recorrente exploração de universos fantásticos inspirados em bandas desenhadas, séries televisivas ou filmes familiares ao seu público-alvo - há edições em que existe uma mensagem clara e directa - possivelmente necessária no contexto da realidade brasileira, que ultrapassa o conhecimento e percepção que temos à distância.

Em Raízes, o regresso de Chico Bento à sua terra de origem, vai coincidir com uma acção de abate ilegal de árvores - um problema recorrente no actual Brasil. Entre os choques entre o estilo (já mais) citadino de Chico e a pacatez rural da existência de Zé Lelé - num contraste profundo que a maior dimensão do Brasil (em relação a Portugal) ainda possibilita - a importância da protecção e preservação das florestas, surge como tema central numa aventura movimentada.

em O Segredo dos Frufrus, a perda súbita, absoluta e traumática do estatuto financeiro pela família de Carmen, vai levá-la a descobrir uma vida completamente diferente e aspectos mais realizadores do que a existência vazia e supérfula de que até aí desfrutava. Num registo menos divertido do que o habitual, assistimos à descida traumática do pedestal que a si mesma erguera, à ajuda solícita de algumas amigas - e à reacção de quase satisfação de outras… - e à descoberta da capacidade de se realizar através do voluntariado.

Se em ambos os casos a abordagem feita surge como perfeitamente natural no contexto específico das respectivas séries, também é verdade que nestes dois relatos - mais do que noutros similares - a linearidade da narrativa poderá desiludir leitores habituados a obras mais exigentes mas, no tal contexto brasileiro referido acima, essa poderá ser a melhor forma - a forma ideal - de passar mensagens que o momento actual torna importantes.


Chico Bento Moço #70: Raízes
Carlos Stefan e Marcelo Cassaro (argumento)
Jairo Alves dos Santos, José Aparecido Cavalcante, Lino Paes, Roberto Martins Pereira (desenho)
Jorge Correa, Marcela Curac Russi, Matheus Oliveira, Paulo Matheus Costa, Rosana Valim e Viviane Yamabuchi (arte-final)
Turma da Mônica Jovem #46: O Segredo dos Frufrus
Alice K. Takeda, Marina Takeda e Sousa, Daniela Nascimento, Emerson Agune e Wagner Bonilla (argumento)
José Aparecido Cavalcante, Lino Paes, Roberto Martins Pereira (desenho)
Jorge Correa, Marcela Curac Russi, Matheus Oliveira, Paulo Matheus Costa, Rosana Valim e Viviane Yamabuchi (arte-final)
Maurício de Sousa Editora/Panini Comics
Brasil, Setembro/Junho de 2020
160 x 213 mm, 128 p./96 p., pb, capa cartão
R$ 11,90 / 3,50 €

(capas disponibilizadas pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...