31/05/2021

Os Covidiotas

...como nós


Após longa espera - para quem gosta de ter livros na mão e não ler no ecrã - está finalmente à venda a primeira colectânea de Os Covidiotas, que compila 160 cartoons de Luís Louro, centrados na pandemia de Covid-19. Parcialmente publicados no Facebook, são um retrato cáustico, divertido e, por vezes, brejeiro, do pior das sociedades - de cada um de nós… -durante este tempo que estamos a viver.

Voltando as suas páginas, desfilam perante os nossos olhos, incrédulos, divertidos ou envergonhados, situações que vimos ou vivemos, do açambarcamento de papel higiénico às saídas não-autorizadas, dos privilégios das religiões ao abuso das redes sociais, das aulas online ao teletrabalho, das notícias falsas à chocante realidade, da pura ignorância ao risco máximo. É um retrato de meses como nunca tínhamos vivido, nem sequer imaginado, servido pelo traço dinâmico e bem reconhecível de Luís Louro. Traço esse que surge aqui a preto e branco, mais limpo e despido de pormenores para facilitar a leitura e realçar o fundamental: a crítica mordaz, irreverente e certeira a comportamentos a que fomos assistindo.

Num livro onde Trump e Bolsonaro são (algumas das) figuras recorrentes - bem como outras (mais) ficcionais com potencial, entre as quais o ‘explosivo’ Ahmed! - que protagonizam os cartoons a par do mais anónimo dos cidadãos - uns menos anónimos do que outros… - parece-me que o principal destaque deverá ser dado aos desenhos em que inocentes cenas quotidianas assumem significados e contornos trágicos pela inclusão de símbolos relacionados com a pandemia, potenciando assim o olhar crítico do autor. O cartoon em que a Morte faz bolas de sabão que são vírus do Covid-19, é um deles, mas outros há em que mais do que o humor brejeiro ou a piada fácil com a situação, Louro nos propõe uma visão mais refinada, mais inteligente, subversiva ou indirecta, que obriga a reflectir.

Porque, mesmo sendo esta fundamentalmente uma leitura bem-disposta, como Luís Louro frisou na entrevista que concedeu sobre esta sua criação, este livro espelha uma incómoda realidade: uns mais, outros menos, todos nós já fomos - ainda somos?! - ‘covidiotas’.


Os Covidiotas
Luís Louro
Ala dos Livros
Portugal, Maio de 2021
230 x 210 mm, 88 p., pb, capa cartão
10,90€

(imagens retiradas da página do Facebook do autor; clicar nelas para as poder aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...