25/09/2021

Turma da Mônica Geração 12 #6

Competência





Apreciando-se mais ou menos as suas criações, é inegável que a Maurício de Sousa Editora tem feito um excelente trabalho na divulgação dos seus heróis e na tentativa de os fazer chegar a todos os públicos.

Às revistas originais da Turma da Mônica - e restantes turmas… - foram acrescentando outras colecções como Graphic MSP, Turma da Mônica Jovem, Chico Bento Moço e, mais recentemente, esta Geração 12. Tudo exemplos concretos da vontade de ir acompanhando o crescimento dos leitores e a diversificação dos seus gostos - e da sua exigência - mesmo que muitos continuem a acompanhar a Mônica, o Cebolinha, a Magali e o Cascão tradicionais. Porque, longe de serem auto-exclusivas, todas estas publicações são complementares.

No caso da Geração 12, cuja sexto (e último) livro da primeira temporada está neste momento em distribuição em Portugal, - onde pudemos ler em seis meses o que no Brasil levou um ano a publicar - o alvo são os pré-adolescentes, por isso a opção por um visual manga e por uma temática que combina magia, tecnologia e fantástico.

Ambientada numa academia para candidatos a exploradores espaciais, que faz uma curiosa ponte com a série tradicional e também com as Graphic MSP do Astronauta, Geração 12 consegue igualmente combinar as características intrínsecas originais das personagens, com o registo predefinido.

Produção muito competente segundo as bases traçadas, revela-se de leitura fácil e dinâmica, com algumas surpresas, quer nas sucessivas revelações sobre os intervenientes, quer quanto a algumas alianças que o enredo torna necessárias, mantendo igualmente o humor a que estamos habituados no universo do criador brasileiro e os valores que ele sempre defendeu - solidariedade, amizade, disponibilidade - ou que, numa evolução lógica em função dos tempos, abraçou entretanto, como a ecologia e a preservação do planeta.


Turma da Mônica Geração 12 #6: Esperança
Alice K. Takeda, Marina Takeda e Sousa, Emerson Agune, Felipe Marcantonio,Flávio Teixeira de Jesus e Wagner Bonilla (argumento)
Roberta Pares (desenho)
Jorge Correa, Marcela Curac Russi, Matheus Oliveira, Paulo Matheus Costa, Rosana Valim (arte-final)
Maurício de Sousa Editora/Panini Comics
Brasil, Julho de 2020
137 x 200 mm, 96 p., pb, capa cartão
R$ 15,90 / 3,95 €

(imagem disponibilizada pela editora; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...