15/09/2021

Advento

Ponto de partida





Um cadáver. Um quarto fechado por dentro, num 30.º andar. Uma pista (quase) indecifrável.
Pode parecer o resumo de um romance policial de Agatha Christie mas, na verdade, é o ponto de partida para uma nova era na Marvel...

Até porque, como diz a detective Jessica Jones (na versão em brasileiro que leio aqui), “O Matt disse que estava tudo trancado por dentro. Trinta andares de altura. Supondo que seja mesmo verdade… em outro mundo, talvez isso fosse um baita mistério, mas estamos neste. Então, pode ser qualquer coisa. Magia. Superpoderes. Aliens. Teleporte. Viagem no tempo. Manipulação da realidade. Uma gravata viva rancorosa. As possibilidades são infinitas.” E esvaziam o que seria o ponto forte do tal romance policial: o espaço fechado, com a vítima no interior.

O que não invalida que esta narrativa, que parte do assassinato cometido no final da edição Marvel 1000, assumida por muitas mãos criativas, em segmentos de 4 a 6 páginas, cada um no estilo próprio dos criadores a eles associados, funcione como uma verdadeira investigação, em que sucessivas respostas (parciais) vão sendo passadas de mão em mão, de acordo com as competências e capacidades de cada um. Dessa forma vamos visitando um bom número de super-heróis da Casa das Ideias, nos seus contextos específicos, numa sucessão de eliminação de suspeitos e passagens de testemunho em busca da verdade, até ao final em que a resposta surge perante os seus - e os nossos - olhos, abrindo caminho para a (próxima) saga: Impéryo!

Se para um leitor intermitente Marvel como eu, o conjunto fez sentido, despertou alguma curiosidade e teve momentos interessantes pelo tom (vagamente) policial associado ao registo de super-heróis, até pelo final algo inesperado que revela o culpado ao mesmo tempo que subverte o conceito de ‘assassinato em quarto fechado’, esta edição com certeza proporcionará bem mais do que isso para quem acompanha regularmente os super-heróis da Marvel.


Nota final 1

Tenho referido por aqui, negativamente, de forma recorrente, a não identificação dos autores de várias histórias ou capítulos em diversas edições brasileiras dos heróis Marvel.

Desta vez, numa edição que conta com mais de quatro dezenas de autores, cada conjunto de dois ou três responsáveis por (mais ou menos) uma mão cheia de páginas, é bom vê-los a todos identificados numa das últimas páginas. Até porque isso pode ser preponderante para se acompanhar - ou não… - algumas das revistas Marvel.


Nota final 2

Esta edição serve de ponto de partida para uma nova era no universo Marvel. É pena que os vários títulos brasileiros em que ela se está a revelar, não cheguem de forma sistemática, ordenada e cronológica ao nosso país. Faria muito mais sentido para os leitores poderem lê-los em paralelo, atempadamente, e não com os saltos temporais que uma distribuição algo caótica provoca...


Advento
Vários autores
Panini
Brasil, Fevereiro de 2020
170 x 260 mm, 96 p., cor, capa cartão
8,50 €

(capa disponibilizada pela Panini; pranchas disponibilizadas pela Marvel; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Parece 1 teaser gigante que serve para mostrar pequenas partes de arcos maiores...... E o Hilkling muda de personalidade entre a Terra e o espaço,só para encaixar na narrativa e próxima megasaga.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...