22/09/2021

Ana dos Cabelos Ruivos

Cumprir



Numa época em que (também entre nós) se multiplicam as edições de BD com adaptações de romances literários, poucas se podem gabar de cumprir tão bem o primeiro quesito desse tipo de obras: funcionar de forma autónoma enquanto banda desenhada, como este Ana dos Cabelos Ruivos, baseado no romance homónimo de Lucy Maud Montgomery e recém-editado pela Fábula.

Naquilo que parece um retorno a uma passado com algumas décadas, quando a banda desenhada procurava afirmar-se através das suas versões de obras da literatura mundial, não é difícil citar de memória muitas das que no último ano e meio tiveram edição nacional, a começar pela colecção Clássicos da Literatura em BD, passando pelas sucessivas adaptações e versões dos títulos mais fortes de George Orwell, agora no domínio público, pela subversão do Peter Pan de J. M. Barrie por Loisel, pelo soberbo Drácula de George Bess, o Fahrenheit 451 de Tim Hamilton ou os contos de Edgar Allan Poe, revisitados por Corben. Transversal a diferentes editoras, a oferta é muita, a diversidade também, o mesmo se podendo dizer do tipo de adaptações.

A esta lista respeitável, junta-se agora Ana dos Cabelos Ruivos, um livro para adolescentes e jovens do sexo feminino, escrito no início do século passado, que conta a história de Ana Shirley, uma ruiva de 11 anos, desenvolta e extrovertida, adoptada por dois irmãos de meia idade que residem numa zona rural. A adaptação - mútua! - à nova família, aos vizinhos, aos habitantes locais e aos colegas de escola, a necessidade de condicionar os seus sonhos, sem deixar de os perseguir e a simplicidade com que observa a natureza e se tenta integrar sem deixar de ser quem é, são a base de uma obra divertida e bastante humana.

Não conheço o original e não sei por isso o quanto dele Mariah Marsden teve de deixar de fora das duzentas e tal páginas desta sua versão, trabalhada com Brenna Thummier, mas a verdade é que concluída a leitura ela revelou-se auto-suficiente em si mesma, não deixando dúvidas, hiatos ou momentos inexplicados, como tantas vezes acontece. A versão aos quadradinhos soa completa e integral, com princípio, meio e fim e tem vida própria no género escolhido: não há recurso a textos de apoio, os diálogos, credíveis e coerentes, bastam para fazer avançar o relato e há diversas sequências mudas de uma enorme legibilidade.

Aceito que o desenho de Thummier, aparentemente simples, com muitos fundos vazios e rostos pouco pormenorizados possa ser um obstáculo para alguns leitores, mas em termos funcionais - e quão importante isto é em banda desenhada - cumpre o seu papel narrativo de forma exemplar. As cores surgem como um bom complemento do traço e brilham especialmente na caracterização da natureza e das estações do ano.

Percebo que, pela natureza do original, o tema e o público-alvo a que se dirige, haja muitos a passar ao lado deste livro, mas a forma autónoma que assume enquanto banda desenhada tout court e o par de horas de boa leitura que me proporcionou, revelando-se uma bela surpresa, leva-me a aconselhar a sua leitura.


Nota final

A edição de Fábula merece encómios: formato ‘livro’ ajustado ao conteúdo, capa dura consistente, papel espesso, boa impressão, proporcionam um livro encorpado e agradável de manusear. Mas, repito de forma abreviada o que escrevi há dias a propósito da edição Amélia, uma história do Congo: incluir as capas na contagem das páginas de uma edição, parece-me completamente errado. Pode ser picuice minha, admito, mais a mais num livro volumoso como este, mas aumentar quatro páginas (inexistentes) mesmo que seja às mais de duas centenas de páginas que ele já conta, soa-me a ‘publicidade enganosa’, a tentar vender o livro por mais do que ele realmente contém… E ele não precisa.


Ana dos Cabelos Ruivos
Mariah Marsden (argumento)
Brenna Thummier (desenho)
Fábula
Portugal, Setembro de 2021
150 x 230 mm, 228 p., cor, capa dura
18,79

(imagens disponibilizadas pela Fábula; clicar nesta ligação para apreciar mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...