24/09/2021

Wolverine: Preto, Branco & Sangue

Muito sangue!




Quando alguns pensam que nada mais há para inventar - nomeadamente em universos como o Marvel que, apesar de latos, têm regras estritas - eis que surge uma obra como esta que, ao abdicar de todas as cores com uma única excepção (para além dos evidentes preto e branco) dá um outro sentido e lógica a uma das suas personagens mais emblemáticas.

Se a ‘inovação’ poderia funcionar igualmente bem - melhor até? - num registo de história completa, este tomo é na verdade uma compilação de histórias curtas. Como pré-requisitos, havia dois: a enrega do protagonismo a Wolverine e a utilização de uma paleta de apenas três tons: preto, branco e vermelho, como indicado no título.

Reunindo umas duas dezenas de criadores - muito bem elencados no índice que abre o livro - entre os quais alguns nomes bem sonantes - Gerry Dungan, Addam Kubert, Chris Claremont, Salvador Larroca, Chris Bachalo… - aborda diversos momentos do mutante que já teve diversas identidades: Logan, Caolho, Arma X… ou de forma genérica e aglutinadora, Wolverine.

Embora, para ser sincero, independentemente dos momentos da vida, das situações ou dos encontros relatados, o que é posto em destaque é o seu temperamento explosivo, a sua sede de violência e confronto, a facilidade com que desembainha as garras e, acima de tudo, como o sangue jorra tão facilmente quando ele está presente.

E é aqui que reside a mais valia da opção cromática que serviu de base a esta mini-série (Black, White & Blood) nos Estados Unidos: se por um lado o preto e branco proporciona belíssimos contrastes e ajuda a focar a atenção do leitor na acção concreta, o pincelar das pranchas com o vermelho do sangue que salta, espicha, jorra ou corre abundantemente acrescenta uma violência intrínsseca visível, quase palpável, transmitindo a verdadeira dimensão dos embates em que Wolverine participa.

Obviamente, sendo doze os relatos e treze as capas variantes inseridos neste volume, o seu interesse varia em função das inspiração dos diferentes criadores e das preferências dos leitores. Pessoalmente, penso que a ideia foi melhor aproveitada nos casos em que houve contenção no uso do vermelho - que nalguns casos se espraiou para roupas e fundos… - mas, independentemente disso, deixo um conselho: degustem este livro com parcimónia, ao longo dos dias, para evitar o cansaço do todo em detrimento do aproveitamento particular de cada uma de tantas formas díspares de pintar o mesmo.


Wolverine: Preto, branco & sangue
Gerry Duggan, Matthew Rosenberg, Declan Shalvey, Vita Ayala, Saladin Ahmed, Chris Claremont, John Ridley, Donny Cates, Jed McKay,Kelly Thompson, Ed Brisson, Steve DeKnight (argumento)
Adam Kubert, Joshua Cassara, Declan Shalvey, Greg Land, Jay Leisten, Kev Walker, Salvador Larroca, Jorge Fornés, Chris Bachalo, Jesús Saíz, Khary Randolph, Leonard Kirk, Paulo Siqueira (desenho)
G. Floy
Portugal, Setembro de 2021
190 x 280 mm, 152 p., cor, capa dura
17,00

(imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar neste link para apreciar mais ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pois as historias variam muito de qualidades e a sangue e corpos a rolar quase sempre e numa delas ate spoilaram a colonização Mutante de Marte do Planet-Size X-Men (2021) #1,

    https://www.comixology.eu/Planet-Size-X-Men-2021-1/digital-comic/927977

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...