07/09/2021

Verões Felizes #3

Banda desenhada de conforto




Se o conceito de ‘comida de conforto’ é hoje em dia recorrente e tem muitos adeptos, nunca ouvi falar de ‘Banda desenhada de conforto’. Mas ela existe e Verões Felizes, de que a Arte de Autor acaba de editar o terceiro díptico, é um bom exemplo deste conceito (inexistente).

Na sua base está a família Faldérault de quem, em simpática desordem cronológica, acompanhamos sucessivos relatos de férias, sem programa ou destino definidos, apenas e só rumo ao Sul… e ao sol. Ou nem tanto, já que o primeiro livro deste novo volume decorre em plena época natalícia, o que desde logo introduz uma série de componentes diferentes do habitual, às quais Zidrou acrescenta com mestria uma série de eventos determinantes na vida da família.

Porque neste caso, como em todas as outras viagens de férias, vamos assistindo a momentos importantes na vida da família: os proverbiais atrasos do pai, autor de BD, que retardam a saída para os merecidos dias de descanso; o nascimento e crescimento dos filhos; as crises conjugais; a perda dos ascendentes próximos; as complicações com a menina Esterel, o Renault 4L que lhes serve de transporte… com tudo mostrado pelo traço de Jordi Lafebre, fino, expressivo, dinâmico e servido por belíssimas cores.

A forma ‘desordenada’ como os diversos capítulos nos são servidos - neste volume decorrem em 1979 e 1970 - obriga o leitor a uma dinâmica extra de reconstituição e organização mental dos acontecimentos, surgindo em episódios posteriores (quanto à data de publicação) a resposta a questões que já conhecemos de relatos anteriores (quanto à data em que tiveram lugar).

Em cada episódio, Zidrou expressa uma imensa ternura, um humor delicado, uma originalidade recorrente apesar da repetição de situações e uma invulgar capacidade de combinar os momentos de maior tensão, como uma gravidez indesejada, as complicações conjugais, a fuga de um filho para assistir a um concerto dos Pink Floyd (neste volume) ou a convivência com a intolerância social (também neste volume), com as mais reconfortantes memórias das férias familiares, aspectos que ganham especial relevância em tempos de pandemia e proporcionam uma leitura que dispõe bem...

...a tal banda desenhada de conforto…?


Verões Felizes #3: A Fuga / As Giestas
Zidrou (argumento)
Jordi Lafebre (desenho)
Jordi Lafebre e Mada Peña (cor)
Arte de Autor
Portugal, Agosto de 2021
285 x 210 mm, 112 p., cor, capa dura
23,50

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 25 de Agosto; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar neste link para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. Acabei de ler. Apazigua-nos, conforta-nos, diverte-nos e, no meu caso, traz-me à memória tempos nostálgicos. Terceiro ´álbum desta série publicado, em boa hora, pela Arte de Autor, tão agradável como os outros dois.

    ResponderEliminar
  2. Sim, uma banda desenhada, bem desenhada e com argumento "bem disposto".

    ResponderEliminar
  3. Só não entendo a "mistura cronológica"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ter sido uma designação muito feliz, mas queria referir o facto de os diversos episódios de férias da família Faldérault não serem narrados por ordem cronológica...
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...