11/09/2021

11 de Setembro foi há 20 anos




Há 20 anos, os atentados contra as Torres Gémeas (e enão sõ), chocaram e a abalaram o mundo e nada ficou como era.
A banda desenhada não ficou indiferente aos acontecimentos e foram diversas as abordagens que fez, a mais recente das quais The Four Fives, em que o Homem-Aranha e o Capitão América regressam ao Ground Zero.

Esta história foi incluída pela Marvel em cinco das suas revistas regulares: Amazing Spider-Man #73, Daredevil #34, Excalibur #23, Ka-Zar: Lord Of The Savage Land #1 e X Force #23, que foram colocadas à venda na passada quarta-feira nos EUA. Estas edições deverão chegar às lojas especializadas portuguesas dentro de aproximadamente um mês. Cada uma destas revistas traz na capa um selo com uma imagem de um bombeiro e a legenda: “20 anos: Nunca esqueçam”.

The Four Fives é uma banda desenhada de oito páginas, quase sem texto, disponível gratuitamente em versão digital, que coloca o Capitão América e o Homem-Aranha no Ground Zero, enquanto se ouvem os sinos da Trinity Church, em Wall Street. O título da história evoca o toque utilizado para assinalar a morte dos bombeiros: cinco badaladas, repetidas quatro vezes, cada uma a evocar um momento dos acontecimentos de há duas décadas. Os autores são Joe Quesada (argumento), John Romita Jr. e Scott Hanna (desenho).


Após os atentados, nos anos que se seguiram, foram várias as obras que, a solo ou de forma colectiva, de um e outro lado do Atlântico abordaram esta temática, sob diversos ângulos, da homenagem aos relatos autobiográficos, passando pela ficção e pela reportagem, mostrando que também a banda desenhada, especialmente a norte-americana, não ficou indiferente aos acontecimentos.

Clicando nas imagens abaixo poderão saber mais sobre o tema e/ou sobre as edições em questão.





(imagens disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para saber mais sobre as obras ou para aproveitar a imagem em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...