26/10/2021

Long John Silver #2

Uma ténue linha...




A hora chegou, o navio partiu.
Os leitores, conhecem a intriga que se trama nas sombras, a negociata que Lady Vivian Hastings fez com Long John Silver, facilmente traçam paralelos com A Ilha do Tesouro
Mas, para já, a hora é de Silver.

Um Silver no seu melhor. Exagerado e fanfarrão para com os homens que quer - e pode - seduzir e controlar quando a hora chegar; bajulador e (aparentemente) servil para com aqueles que (ainda) (co)mandam (n)o navio.

Entre ambos, existe uma ténue linha de separação. Uma linha que a qualquer momento, um qualquer pormenor - ou pormaior? - pode quebrar. A morte de uma delatora, a insatisfação de um subordinado, um castigo corporal excessivo, a ambição desmedida dos homens, a cegueira provocada pela febre da riqueza, podem ser a faísca que desencadeia o fogo fatal que faz explodir o instável equilíbrio a bordo do navio que, indiferente a tudo, prossegue inapelavelmente a sua marcha.

E se o argumento, a sua teatralização, tensa e em crescendo vai decorrendo sob o nosso olhar - enfeitiçado - para isso contribui em muito o crescimento gráfico de Lauffray, soberbo nos grandes planos, fantástico na composição das pranchas, irresistível na exposição dos elementos naturais quando a tempestade se abate sobre o Neptuno.

É só um homem, é só um barco, é só uma história, mas é muito mais do que isso e o fascínio que o primeiro livro impunha, há muito foi ultrapassado, porque interiorizado, e o leitor sente-se como mais um a bordo do Neptuno, com dificuldade em escolher partido, capaz de ultrapassar a ténue linha que separa o ser humano, do ser bestial em que ele tantas vezes se transforma.

Agora, a terra está quase à vista, mas o inferno já se abriu...


Long John Silver #2 Neptuno
Xavier Dorison e Mathieu Lauffray (argumento)
Mathieu Lauffray (desenho)
ASA/Público
Portugal, Outubro 2021
240 x 320 mm, 60 p., cor, capa dura
10,90

(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...