11/10/2021

Long John Silver #1

Fascinação

De Silver nunca mais se ouviu falar.’

R. L. Stvenson, in A Ilha do Tesouro


Ao longo de décadas de leituras, são muitas as personagens que nos marcaram, que nos fascinaram e deixaram uma marca indelével. Pelo seu heroísmo, humor, ternura, disponibilidade, coragem, solidão, crueldade, predisposição para o mal…
E, muitas delas, com certeza, ficaram bem para lá do momento em que, terminada a leitura, encerramos o livro. Deixando o desejo de saber o que lhe(s) aconteceu depois, o que foram as suas vidas após a malfadada palavra ‘FIM’…
Long John Silver, de Mathieu Lauffray e Xavier Dorison, recusando ser uma continuação de A Ilha do Tesouro, imagina o que se passou com o pirata John Silver, depois dos acontecimentos narrados por Robert Louis Stevenson.

Para muitos, aliás, esta personagem dúbia, tão capaz de gestos carinhosos quanto das maiores chacinas é o verdadeiro protagonista daquele romance e é em torno dele - e não do jovem Jim Hawkins - que tudo gira. Visão impossível na época, quando os bons eram compensados e os maus castigados, mas perfeitamente aceitável nos dias de hoje em que entre o preto e o branco há uma imensa gama de cinzentos… Pelo menos enquanto o ‘politicamente correcto’ não for lei absoluta.

O arranque da narrativa, neste primeiro dos quatro volumes da colecção ASA/Público em curso, para lá do motivo em si que a desencadeia, uma viagem às Américas, em busca de uma das fabulosas cidades douradas de Incas ou Astecas, tem muito em comum com o romance original, fazendo, por isso, a ponte perfeita entre aquela obra e esta divagação aos quadradinhos.

É verdade que em primeiro plano, surge a devassa lady Vivian Hastings que, caída na pobreza e grávida, após a prévia partida do marido em busca da tal utopia, após receber uma carta do conjugue que julgava morto e agora a condena ao convento, decide, numa clara fuga para a frente, partir, não em busca dele mas sim do tesouro. E para isso, alia-se a Long John Silver, com a intermediação, entre o forçada e o voluntária, de um certo doutor Livesey.

Neste volume, longo intróito em que Vivian, Livesey e Silver surgem já como personagens centrais bem delineadas e caracterizadas e este último exibe de novo o fascínio já mostrado em A Ilha do Tesouro, ficam assim lançadas as bases para (mais) uma grande aventura, comentada em off e mostrada ao vivo, de uma forma crua e sórdida que garante que não haverá limites.

Graficamente, Lauffray apresenta um traço duro e agreste, adequado ao tom geral do relato, mas aqui e ali já ostenta algumas belas composições de página, daquelas que o fizeram um dos autores a seguir actualmente, ficando a garantia que, neste particular, os próximos volumes serão (ainda) mais deslumbrantes.


Long John Silver #1 Lady Vivian Hastings
Xavier Dorison e Mathieu Lauffray (argumento)
Mathieu Lauffray (desenho)
ASA/Público
Portugal, Setembro 2021
240 x 320 mm, 68 p., cor, capa dura
10,90

(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...