11/09/2011

11 de Setembro inspira BD

Poucas semanas após os atentados de 11 de Setembro de 2011, surgiram as primeiras das múltiplas edições aos quadradinhos em que o protagonismo se dividia entre super-heróis e heróis anónimos, todos abalados e incrédulos face á destruição das torres gémeas. Agora, uma década mais tarde, a data é de novo assinalada em BD, sendo várias as edições a lançar esta semana.

A mais mediática é, sem dúvida, “Holly terror”, da nova editora Legendary Pictures, assinada por Frank Miller, criador de “Sin City”, “300” ou “Batman: The Dark Night Returns”. Em formato horizontal, esta graphic novel, que na sua génese era uma história de Batman, foi concluída após 6 anos de trabalho criativo do autor, que mais uma vez dá provas do seu virtuosismo gráfico a preto e branco. O protagonista é The Fixer, um herói que vai defender Nova Iorque de novo atentado terrorista, numa BD que deverá ter tanto de violenta quanto de polémica, que o autor classificou como “120 páginas de propaganda política descarada”.






Outros dois nomes conceituados dos comics norte-americanos, Rick Veitch e Gary Erskine, assinam “The Big Lie”, na Image Comics, uma ficção inspirada num episódio da série televisiva The Twilight Zone e narrada pelo institucional Tio Sam. Nela, a mulher de uma das vítimas dos atentados regressa à manhã do dia 11 de Setembro para tentar tirar o seu marido do World Trade Center. Resta saber se conseguirá convencê-lo do que está para acontecer e qual a grande mentira que o título da BD aponta.








Quanto a “Code Word: Geronimo”, com a chancela da IDW Publishing, narra de forma pormenorizada e ficcionada todos os passos da missão que teve como objectivo eliminar Bin Laden. O argumento é assinado por Julia e Dale Dye, este último capitão aposentado da marinha dos EUA e conselheiro de Hollywood para assuntos militares, estando o desenho a cargo de Gerry Kissell.





Finalmente, em França (mas com edição já anunciada para vários países), encontramos “12 Septembre – l’Amerique d’après”, edição conjunta da Casterman e da Radio France que reúne nomes conceituados de um e outro lado do Atlântico, da imprensa (Roger Cohen), literatura (Russell Banks, Jerôme Charyn), BD (Enki Bilal, Myles Hyman, Joe Sacco, Muñoz e Sampayo, Art Spiegelman), ilustração (Lorenzo Mattotti), cartoon (Jul, Daryl Cagle, Plantu) e música (CharlÉlie, Barbara Hendricks). A solo ou em animados diálogos, todos reflectem sobre as consequências dos atentados na imagem que habitantes locais e estrangeiros têm hoje da América, de como esta mudou e do que é feito do sonho americano, predominando nas diferentes análises a dúvida, a desilusão e o pessimismo sobre o futuro.




(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 9 de Setembro de 2011)

10/09/2011

XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu

Hoje, às 17 horas, abrem-se as portas do XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu que tem como tema aglutinador “Cidades na BD”.A decorrer até 21 de Setembro no Pavilhão Multiusos, em plena Feira de São Mateus, voltando assim às suas origens, o evento conta hoje e amanhã com dois convidados muito especiais, ambos distinguidos com os Prémios Anim’Arte 2010, o português Eugénio Silva, autor de biografias aos quadradinhos de Eusébio e Inês de Castro, e o italiano Fabio Civitelli, hoje em dia o mais destacado desenhador de Tex, o western mais antigo dos quadradinhos. A propósito do seu regresso a Portugal, depois de ter participado nos salões de Moura, Beja e Amadora, Civitelli fez uma belíssima ilustração que mostra Tex Willer emboscado no claustro da Sé de Viseu.
As cidades do velho Oeste calcorreadas pelo ranger, que Civitelli mostrará hoje aos seus admiradores numa visita guiada, antes de uma inevitável sessão de autógrafos, são algumas das que estarão em destaque no salão, a par dos cenários intemporais portugueses desenhados por Luís Diferr em “Portugal”, da Veneza que Pratt tão bem recriou para Corto Maltese, das cidades do passado que Alix conheceu, daquelas onde Hergé levou Tintin e das Cidades Obscuras imaginadas por Schuiten e Peeters.
O salão assinala ainda o 2º Centenário do Nascimento do Historiador e Escritor Alexandre Herculano, através de uma exposição colectiva que mostra diversas adaptações das suas obras para os quadradinhos.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 10 de Setembro de 2011)

09/09/2011

Como num comic de super-heróis

(Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de Jornal de Notícias de 18 de Setembro de 2001 )
É óbvio que a maior parte das histórias narradas nos comics de super-heróis só podem ser credíveis , apesar de muitas serem estimulantes, no universo intrínseco em que se desenrolam, criado (e recriado) por autores como Joe Schuster, Jerry Siegel, Bob Kane, Stan Lee, Jack Kirby, Neal Adams, Frank Miller, Joe Madureira e tantos outros.
Nos atentados da passada terça-feira, 11 de Setembro de 2001, a "intriga real" mostrou muitos pontos de contacto com os estereótipos deste género de histórias aos quadradinhos: o ódio aos valores defendidos pelos americanos; a escolha de alvos não só estratégicos mas, sobretudo, simbólicos; a vitimização indiscriminada de milhares de pessoas inocentes, que tiveram o azar de estar no sítio errado, à hora errada.
Mas, ao contrário do que costuma acontecer nos comics de super-heróis, desta vez não houve um Super-Homem a aparecer no último instante para suster os aviões assassinos, um X-Man para abafar as explosões, um Wolverine para derrotar violentamente os terroristas ou um Homem-Aranha para salvar as pessoas desesperadas que se lançavam das torres em chamas.
Por isso, daquela vez, foram os "vilões" a ganhar (pelo menos para já, mas para sempre em muitos aspectos) e as vítimas contam-se aos milhares, de carne e osso, não simples desenhos em coloridas folhas de papel.
Talvez porque a ameaça não vinha de nenhum "super-vilão", mas de simples seres humanos, igualmente de carne e osso, como os americanos - como nós -, embora igualmente desprovidos de sentimentos, de princípios (tal como os definimos no mundo ocidental...), de respeito pelas vidas humanas. Tal como os vilões dos comics de super-heróis igualmente movidos apenas por um ódio irracional e inexplicável.
As histórias de super-heróis estão nas bancas à nossa disposição, em excelentes edições da Devir*, em títulos regulares como "Wolverine", "Homem-Aranha", "Vingadores", "Quarteto Fantástico" ou "X-Men", ou em histórias completos como "Demolidor - O homem sem medo" ou "O regresso dos Heróis".
A realidade de há uma semana continua diante de nós, dos nosso olhares ainda incrédulos. E a destruição vista em "A morte do Super-Homem" ou na saga "Devastação" é tristemente real. E por isso, possivelmente, agora, o olhar sobre estas bandas desenhadas passa a ser diferente. Porque a realidade foi (muito) mais além do que a ficção.

* Em 2001 aqueles títulos estavam disponíveis em excelente edições portuguesas, da Devir, hoje aqueles e/ou outros estão disponíveis em edições brasileiras da Panini Comics.

08/09/2011

Leituras de Banca

Setembro 2011
Títulos que já estão ou estarão em breve disponíveis nas bancas portuguesas.


Panini
Marvel

Homem-Aranha #109

Os Novos Vingadores #84

Wolverine #73

X-Men #109

Universo Marvel #7

 

DC Comics

Batman #99

Liga da Justiça #98

Superman #99

Universo DC #8

 

Turma da Mónica

Almanaque do Louco #1

Almanaque da Mônica #26

Almanaque do Cascão #26

Almanaque do Cebolinha #26

Almanaque Temático Turma da Mônica #17 – Marina Artes

Cascão #51

Cebolinha #51

Chico Bento #51

Magali #51

Mônica #51

Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica #51

Turma da Mônica – Uma aventura no parque #51

Turma da Mónica – Saiba mais #42 – Villa Lobos

Turma da Mônica Jovem #32

Turma da Mônica – Colecção Histórica #22

 

Mythos

TEX ANUAL 12 - A Fera Humana
Texto: Tito Faraci – Desenhos: Roberto Diso

TEX 471 - Sangue no Paraíso
Texto: Claudio Nizzi - Desenhos: Rossano Rossi
TEX COLEÇÃO 263 - O Círculo do Crime
Texto: G. L. Bonelli – Desenhos: G. Letteri

Texto: Mauro Boselli – Desenhos: Carlo Rafaelle Marcello

TEX EDIÇÃO EM CORES 8 - O Filho de Tex
Texto: G. L. Bonelli – Desenhos: Aurelio Galleppini

ZAGOR 120 - Armadilha de Fogo
Texto: Moreno Burattini – Desenhos: Marco Verni

ZAGOR EXTRA 84 - Um Pacto Trágico
Texto: Guido Nolitta – Desenhos: Galieno Ferri

ZAGOR ESPECIAL 31 - A Lua dos Esqueletos
Texto: Jacopo Rauch – Desenhos: Gramaccioni

MÁGICO VENTO 105 - A Face do Mal
Texto: Gianfranco Manfredi – Desenhos: B. Ramella

AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA 76 - A História de Jason
Texto: Giancarlo Berardi & L. Calza – Desenhos: Calcaterra e Marinetti

07/09/2011

Contes Cruels du Japon

Jean David Morvan (argumento)Saito Naoki (desenho)
Delcourt (França, 24 de Agosto de 2011)
240 x 320 mm, 64 p., cor, cartonado
14,95 €

Resumo
Oito contos tradicionais japoneses, quase todos da época medieval, recontados aos quadradinhos por um belga e um japonês.

Desenvolvimento
O interesse crescente no Ocidente pelo manga em particular e pela cultura asiática em geral, tem influenciado a banda desenhada ocidental, não apenas a nível gráfico e narrativo, mas também em termos temáticos, procurando assim (re)conquistar as novas gerações (de leitores) que cresceram com os animes televisivos e – por arrastamento – com os mangas cujo sucesso (editorial) fizeram.
Este álbum, escrito por Morvan, um argumentista de créditos firmados, que conta na sua bibliografia feita de dezenas de tomos, sucessos como Sillage ou Troll e uma passagem (recente) por Spirou – é mais um exemplo disto, na abordagem que faz a um punhado de contos e lendas tradicionais do Japão medieval.
A sua abordagem é directa, simples transposição para os quadradinhos, de forma equilibrada e com grande legibilidade, para o que contribui bastante o texto introdutório a cada um dos contos - destas lendas protagonizadas por seres (nem sempre cruéis, ao contrário daquilo que o título afirma) como a mulher das neves de coração gelado, o homem-tubarão, uma cerejeira especial ou um devorador de cadáveres.
Como base, cada um deles tem sempre uma ou mais características do ser humano – verdade, fidelidade às promessas, coragem, covardia, medo, submissão – abordadas de forma metafórica em contextos irreais, oníricos ou fantásticos, mas sempre com efeitos práticos sobre a vida quotidiana dos seus protagonistas.
Para as ilustrar – possivelmente por razões não inocentes – foi escolhido o japonês Samo Naoki, diplomado em Desenho Gráfico pela Universidade de Belas Artes de Tama.
Com mais experiência na ilustração do que na BD, apesar disso revela um bom domínio da planificação, variada e sem limites pré-fixados, e um traço seguro, de alguma forma próximo da linha clara e herdeiro do anime tradicional, mas que se revela demasiado igual de história para história, apesar da sua diversidade temática, denotando assim dificuldades em adequá-lo ao ambiente e contexto próprios de cada uma.

A reter
- Mais um exemplo da influência nipónica na BD franco-belga.

Menos conseguido
- Algumas limitações gráficas reveladas por Naoki.

06/09/2011

La Contessa

#1 – Slow Play
Crisse (argumento)
Herval (desenho)
Drugstore (França, 24 de Agosto de 2011)
215 x 293 mm, 48 p., cor, cartonado
11,50 €

Resumo
Uma competição de poker reúne num cruzeiro em alto mar alguns dos melhores jogadores do mundo. E, atrás do prémio prometido de 30 milhões de dólares em dinheiro vivo, alguns dos maiores ladrões do planeta, entre os quais a misteriosa La Contessa, temida pelas seguradoras e pelos especialistas em segurança dos grandes museus mundiais.

Desenvolvimento
Durante anos, uma das imagens de marca que a banda desenhada franco-belga desenvolveu e afirmou (muito bem) foi a da banda desenhada juvenil de aventuras. Sem que daí viesse mal ao mundo, bem pelo contrário, pois muitas foram as obras de eleição que marcaram e deliciaram gerações de leitores.
Nessa fonte – inesgotável – continuam a beber muitos dos criadores actuais, sem que daí venha, também, qualquer mal ao mundo. Ou à banda desenhada.
La Contessa, anunciado (pela editora) como um dos momentos altos da rentrée aos quadradinhos, é um dos exemplos possíveis.
Na linha de filmes como Ocean’s Eleven – citado no álbum – reúne um grupo de seis ladrões de eleição, famosos pelos seus golpes “impossíveis” que pretendem dar o grande golpe e desviar o chorudo prémio para os próprios bolsos. Entre eles está La Contessa, uma ladra italiana, sensual e misteriosa, que terá um papel fundamental no golpe por… razões que deixo aos leitores descobrir porque o ponto forte desta história é o efeito surpresa do seu desfecho que exemplifica – mais uma vez – que nem sempre tudo o que parece é…
Crisse, embora não deslumbre – e não assine, por isso, uma BD ao nível dos melhores clássicos do género, atrás evocados - desenvolve bem a história, de forma sustentada, distribuindo pistas diversas, criando o suspense necessário e guiando (empurrando?) o leitor como, lhe apraz, até à surpresa final.
Para que a obra pudesse estar uns furos mais acima seria necessário que Herval tivesse dado mais do que o que demonstrou nas páginas deste álbum (mas que se consegue adivinhar numa ou noutra sequência, como naquela que abre o álbum). Porque, globalmente, o seu traço revela-se preso, apesar de algum dinamismo provocado pela diversidade de enquadramentos, e não especialmente atraente, faltando um toque de realismo para dar maior autenticidade e credibilidade ao todo que, no entanto, está bem trabalhado ao nível da cor.
Sobra, no final um relato de tom policial, ligeiro e agradável q.b., para ocupar um final de tarde ao pôr-do-sol…

A reter
- O argumento original de Crisse, coroado pelo desfecho surpreendente.

Menos conseguido
- O trabalho gráfico de Herval ao nível do tratamento das personagens.

05/09/2011

Vieilles canailles

Intégrale
Collection Turbulences
Carlos Trillo (argumento)
Domingo Mandrafina (desenho)
Vents d'Ouest (França, 6 de Julho de 2011)
225 x 298mm, 192 p., pb, cartonado
19.00€

Resumo
James Ricci, argumentista de televisão, tem um sonho escrever um grande romance baseado na história da sua família, os cinco irmãos e irmãs Centobucchi, os famosos Spaghetti Brothers: Amerigo, o gansgter cruel, Frank, o padre torturado e dividido quanto à sua vocação, Tony, o (ex-)polícia inflexível, caído em desgraça por uma cilada, Carmela, a assassina contratada transformada em evangelista, e Caterina, a actriz de filmes de terror…
Trata-se de um (longo) epílogo à série Spaghetti Brothers que Trillo e Mandrafina desenvolveram durante a década de 1990.

Desenvolvimento
Se a descrição das suas actividades já deixou evidente que esta não é de todo uma família normal, não deixa de ser um pálido intróito a uma família de todo disfuncional, em cujas vidas a violência, a traição, as violações e os abusos, os ódios recalcados e os fantasmas do passado (mal) enterrados são uma constante.
Ao remexer nesse passado, distante já de algumas décadas – os Spaghetti Brothers são hoje pouco mais do que velhos sós e esquecidos - para tentar conhecer as (saborosas) histórias que ele guarda, Ricci vai descobrir muitos dos segredos, podres e esqueletos que a família escondeu, mas também (re)descobrir a sua mãe e tios sob uma óptica diferente, ao mesmo tempo que constata que o tempo não conseguiu amaciá-los, humanizá-los nem apagar os ódios e os desejos de vingança latentes entre eles … apesar do retorcido sentido de família que têm como linha condutora na sua vida.
Entrevistando um após outro, vai conhecendo histórias, comparando versões, alinhavando uma linha condutora para o seu romance – ou para o argumento de uma BD, esta BD… - que nunca conhecerá a luz do dia por razões… que deixo ao leitor descobrir.
Como convido o leitor a conhecer esta narrativa de Trillo, dividida em capítulos sequenciais, mas auto-conclusivos, de 8 pranchas, ideais na sua génese para a publicação regular em revista. Relato duro, por vezes boçal, por vezes chocante, por vezes sórdido, sempre violento mas aligeirado com um assinalável humor negro irresistível, “Vieilles Canailes” lê-se de um fôlego, num tom entre a comédia e o drama. Como retrato de uma época passada – os anos 10, 20 e 30 do século passado, nos Estados Unidos - com a chegada e ascensão dos imigrantes italianos e da Máfia, de que ainda se encontram resquícios hoje em dia.
O trabalho gráfico de Mandrafina é competente, caricatural qb no tratamento das personagens para acompanhar o perfil duro mas risível que Trillo lhes atribuiu, quase sempre assente apenas no traço, já que poucas vezes recorre a tramas ou manchas de negro, um traço duro, personalizado e expressivo, com o qual compõe vinhetas intencionais e muito reveladoras.

A reter
- O tom da narrativa, entre o caricatural e o sórdido, irresistível no todo, próximo de um clássico dos anos 80 que os portugueses conhecem melhor, Torpedo 1936, de Abulli e Bernet.
- A sua construção formal, como um grosso romance dividido em capítulos auto-conclusivos que ajudam a saborear melhor cada momento da vida atribulada dos Centobucchi.
- O preto e branco de Mandrafina, perfeitamente ajustado ao relato e dum expressividade assinalável.
- A edição - mais um integral, é verdade…

Menos conseguido
- …a que falta, no entanto, um texto introdutório que ajude a situar a obra na sua génese, no seu contexto e na época em que foi publicada.

04/09/2011

Selos & Quadradinhos (62)

Stamps & Comics / Timbres & BD (62)

Tema/subject/sujet: Hulk
País/country/pays: São Vicente e Granadinas
Data de Emissão/Date of issue/date d'émission: 2003

03/09/2011

As Figuras do Pedro (VII)

Tintin

Figuras: Tintin no Tibet sentado
Fabricante/Distribuidor : Moulinsart
Ano : 2010
Altura : 5 cm
Material: PVC
Preço: 5,99 € (FNAC Espanha)

01/09/2011

Loustal – Livre à colorier

Collection Univers d'auteursJacques de Loustal
Casterman (França, 24 de Agosto de 2011)
211 x 281 mm, 11
2 p, pb, brochado
15,00 €

Os (já) muitos anos que levo a escrever sobre banda desenhada têm-me proporcionado com (agradável) frequência boas surpresas quando o carteiro me toca à porta. Este álbum, recebido sem contar, é mais um desses casos.
Impossível de imaginar no contexto da edição de BD em Portugal – e, francamente, em quase todos os outros países, com raras excepções – constituiu quase um piscar de olhos de um autor cuja carreira e percurso aos quadradinhos tem como uma das principais marcas o (bom) uso da cor.
Passo a explicar: este álbum, um livro de arte, não uma banda desenhada, recolhe cerca de uma centena de desenhos a preto e branco de Jacques de Loustal (um dos convidados do último Festival Internacional de BD de Beja).
Desenhos soltos, de temáticas diversificadas, por onde passam paisagens urbanas, marítimas e campestres, vulgares ou exóticas, e personagens, muitas personagens. Escritores, leitores, pintores e modelos (voluntários ou não…), músicos, desocupados e viajantes, polícias e gangsters, casais e solitários, gente apaixonada, gente junta, gente afastada… Desenhos emotivos, apaixonados, sentidos ou apenas retratos fixados num momento de inspiração. Exemplos diversos e heterogéneos da arte de um autor (re)conhecido que, reconheço, mostram que a (sua) opção pela cor serviu, sem dúvida, para os valorizar – muito, em muitos casos.
Não deixando de ser uma proposta curiosa, especialmente recomendável para os fãs de Loustal, que nelas poderão (re)descobrir os universos e temas que mais lhe são próximos, pode também servir de desafio a aspirantes a coloristas, que se atrevam a comparar as suas opções cromáticas com as que aquele autor francês (tão bem) nos tem proporcionado ao longo da carreira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...