11/08/2011

L’Univers des Schtroumpfs

Tome 1: Gargamel et les Schtroumpfs
Peyo (argumento e desenho)
Le Lombard (Bélgica, 1 de Julho de 2011)
225 x 295 mm, 48 p., cor, cartonado
10,45 €


Resumo
Recolha de diversas histórias curtas oriundas do universo dos Schtroumpfs, tendo todas como figura central o feiticeiro Gargamel.


Desenvolvimento
Aos leitores de hoje pode parecer banal, mas no tempo em que as revistas – semanais! – eram o principal – quantas vezes o único – local de publicação de histórias aos quadradinhos, era normal os autores fazerem historias curtas com os seus personagens – numa primeira fase para os testarem junto dos leitores, mais tarde para explorarem aspectos particulares dos seus universos. E, não havendo o hábito a publicação em álbum, muitas vezes ficavam esquecidas.
É o caso destas histórias curtas – entre 4 e 8 pranchas cada – dos Schtroumpfs, agora reunidas em álbum, que mais não são que pequenas explorações ou desvios do seu universo, todas centradas em torno da figura de Gargamel, o feiticeiro que é inimigo jurado dos pequenos seres azuis, que nelas se vê a braços com um crocodilo, um irmão gémeo (bom), um ogre esfomeado, um urubu, três sobrinhos traquinas e um rival, trazendo-lhe todos complicações, desfeitas e insucessos. E sorrisos divertidos a nós, leitores.
Da leitura – nostálgica, agradável, simples e divertida – deste álbum, fica a certeza de que Peyo, caso ainda estivesse entre nós, gostaria pouco (ou nada) do que a TV e o cinema (o filme Os Smurfs estreia hoje em Portugal, depois dos surpreendentes resultados obtidos nos EUA) fizeram às suas personagens originais.
Terminada a leitura, Gargamel surge sobre outra aparência – quase simpatizamos com ele sem dar por isso – a de um pobre coitado que, por mais que tente, por mais que faça, por mais que invente, nunca conseguirá o seu objectivo porque quando o (seu) criador (na BD) distribuiu os papéis, a ele saiu-lhe a fava, o papel de mau da fita (mas pouco..).


A reter
- A recuperação destas pequenas histórias, que ajudam a desenvolver e compor o universo dos Schtroumpfs e proporcionam um novo (re)encontro com eles.
- O humor simples mas eficaz da maior parte delas.


Menos conseguido
- A ausência de dados sobra a data e local original de publicação de cada uma das bandas desenhadas, informações que, possivelmente, até não eram assim tão difíceis de obter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...