10/08/2011

Wolverine – Inimigo do Estado

Volume 1
Mark Millar (argumento)
John Romita Jr. (desenho)
Kalus Janson (arte-final)
Pauls Mounts e Jose Villarrubia (cor)
Devir (Portugal, Junho de 2011)
168 x 257 mm, 144 p., cor, brochado
14,99 €

Resumo
Capturado e controlado pela Hidra, Wolverine transforma-se numa máquina de matar nas mãos erradas que nem todos os super-heróis do planeta parecem conseguir deter.

Desenvolvimento
Compreendo – com excepção do referente à lula - as palavras de Garth Ennis no prefácio: “Na maior parte das vezes, prefiro pregar uma lula raivosa na minha cara do que ler uma banda desenhada de super-heróis. Não é a minha onda, nunca foi. Os poderes, os fatos, os discursos, as atitudes, os nomes que dão às personagens. Não estou para me incomodar com tudo isso”.
Para mim, pessoalmente, os super-heróis também não são a minha onda. Nem a minha praia. O que não impede, confesso, que leia regularmente bandas desenhadas por eles protagonizadas. Por obrigação profissional, se assim posso escrever. O que se transforma em prazer, por vezes.
Como no caso deste Wolverine – Inimigo do Estado. Para cuja leitura tive de partir pondo de parte alguns preconceitos, aceitando alguns pré-conceitos. Após o que li um relato divertido – sem ligações a cronologias hiper-complicadas - e diversificado – muito por culpa da sucessiva aparição dos maiores heróis Marvel como Elektra, Quarteto Fantástico, Demolidor, Capitão América… - que consegue prender e cativar, mesmo um não-fã de super-heróis como eu. Porque enquanto vai sabotando, matando, ameaçando, atentando, Wolverine tem que se bater com muitos dos seus ex-aliados, ao mesmo tempo que luta consigo mesmo, tentando quebrar o domínio com que a Hidra o mantém controlado.
E se nisso Millar tem uma boa quota-parte da responsabilidade – apesar de algumas fraquezas argumentais inerentes ao género (desculpem, não consegui deixar de o escrever) – a ela também não é alheio o belo traço de Romita Jr., um dos meus desenhadores de comics preferidos, pela sua linha clara detalhada e bonita, excelente (quase sempre) no tratamento da figura humana, em especial ao nível dos rostos (femininos), e com a dinâmica necessária para retratar as (muitas e muito) preenchidas cenas de acção, das quais destaco a sequência do combate de Elektra com os ninjas ou o confronto entre Wolverine e o Demolidor.
Ao terminar o volume, se é verdade que o relato pouco avançou – algo usual nos super-heróis… - pois para além da “troca” de Wolverine por alguém que me abstenho de nomear, pouco mais aconteceu, após um tempo que considero bem empregue, reconheço que fiquei suspenso da sua continuação, com vontade de ler o resto de imediato. Fica o pedido à Devir que não esqueça os leitores que nela acreditarem comprando esta edição, para que seja célere na publicação do tomo seguinte com a sua conclusão.

A reter
- O regresso da Devir à edição, simultaneamente em banca e livraria. Com o desejo que não seja apenas (mais) um intervalo nas suas intermitências, mas o início de um (novo) ciclo de edições regulares.
- A distinção – com o selo “em português” – presente nas edições distribuídas nas bancas, que poderá cativar alguns leitores.
- A forma como a narrativa de Millar cativa e arrasta o leitor.
- O traço magnífico de Romita Jr., com pormenores magníficos – como a cena em que Wolverine abate o tubarão - embora…

Menos conseguido
- … a bela e delicada Sue Storm pareça anoréxica..
- … e o Capitão América que esmurra Wolverine quase no final tenha uma expressão pouco feliz, o que, sei, pode ser devido à arte-finalização de Janson.

8 comentários:

  1. O Wolverine à beira das minhas garras é um gatinho...

    ResponderEliminar
  2. Sim, espero que a Devir não deixe mais outra a meio (ou no princípio). Já me chegou o "Para além da imaginação" (1 de 2), e mais recentemente o Walking Dead, que cheira-me que vai ficar por 1 de muitos...
    Também fiquei a querer saber como vai acabar, sem ter de ir à Wikipédia, ou de comprar o 2º volume em inglês......

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. lolo,Bongo eu tenho o ultimate colection logo não tenho esse problema e isso já começou torto com a capa não ser a correta.

    "Wolverine transforma-se numa máquina de matar nas mãos erradas que nem todos os super-heróis do planeta parecem conseguir deter."

    Se fosse um planeta sem Hulk ou Thor ou Fenix,ou Hercules,o wolvi é perigoso mas não tão perigoso assim,e o unico super que realmente "morre" nem é tão importante assim e foi apenas para causar polemica,e a "morte" nem dura muito na propria história,

    Abraços
    Optimus Prime

    ResponderEliminar
  4. Reignfire11/8/11 00:51

    Eu já li isto há alguns anos e curti bué. Aliás comprei pra reler porque realmente merece a pena. E também poderia ter comprado o ultimate collection - que compila a saga toda - ao mesmo preço deste 1 de 2. Porque também acho que temos de comprar o que sai em português. Se não formos nós fãs portugueses a comprar, quem comprará? Portanto, acredito que o lançamento do 2º TPB dependerá do resultado das vendas deste.

    ResponderEliminar
  5. Olá Gato,
    Mantém essas garras longe...!

    Bongop,
    Esperemos que a nova temporada da série da TV traga mais volumes do The Walking Dead, de que francamente gostei...

    Optimus Prime,
    Não me choca a utilização de uma capa diferente - que até me agradou - numa edição noutro país ou numa nova edição...
    Quanto ao resto, é o Universo Marvel em todo o seu esplendor...

    Reignfire,
    Raramente compro em português edições que já tenho, a não ser que a edição nacional traga algo de novo em relação ao que eu possuo. Mas entre uma edição nacional e uma estrangeira compro a nacional de caras...
    Infelizmente, também penso como tu e só o "sucesso" deste volume permitirá que o segundo seja uma realidade...

    Boas leituras (e férias!) para todos!

    ResponderEliminar
  6. Pedro "Não me choca a utilização de uma capa diferente - que até me agradou - numa edição noutro país ou numa nova edição..."

    Eu acho-a muito feia e nada a ver com a edição que até tem 12 ou 13 capas aproveitaveis se não tiver muito mais :)
    Realmente é dificil escolherem uma capa relacionada com a história. :(

    Reign "Porque também acho que temos de comprar o que sai em português. Se não formos nós fãs portugueses a comprar, quem comprará?"

    Vindo de onde vem não comprarei nada deles por "caridade" até porque já sei o que a casa gasta e não são o unico caso com editoras nacionais ou pseudo nacionais.
    Se não venderam o problema não é meu e smp são mais 15€s para tpbs usa :)

    Abraços
    Optimus Prime

    ResponderEliminar
  7. "- A distinção – com o selo “em português” – presente nas edições distribuídas nas bancas, que poderá cativar alguns leitores."

    O Portugues do Brasil não e Portugues agora???

    Finalmente via a edição e fiquei parvo :/,impressão escura nas lutas como contra o tocha,sem galeria de capas ou divisor de capitulos,capa ainda mais feia ao vivo,e outra que facilmente se quebra como o Walking Dead que apesar de tudo era fiel ao original usa.

    Abraços
    Optimus Prime

    ResponderEliminar
  8. Olá Optimus!
    Pessoalmente - mas sei que é polémico - considero que o "português de Portugal" é diferente do "português do Brasil" - "brasileiro" para mim, por mais (tristes) acordos ortográficos que se façam.
    O que não significa, de forma alguma, desprezar ou menosprezar o brasileiro em relação ao português. É apenas diferente.
    Boas leituras... em português, brasileiro ou no idioma que tu elegeres!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...