12/08/2011

Schtroumpfs contra a guerra

A UNICEF tem a decorrer até 30 de Abril de 2006*, a campanha "Deixem as crianças em paz!", que inclui um desenho animado protagonizado pelos Schtroumpfs, criados na BD, por Peyo, em 1958.O filme começa como todas as aventuras dos pequenos seres azuis, com uma imagem idílica da aldeia onde todos vivem em paz. De súbito, começam a cair do céu bombas que causam a destruição total e matam todos menos o bebé Schtroumpf, miraculosamente poupado pelas bombas, mas que fica só, com a sua roca partida, no meio de cadáveres e ruínas a arder.
Este filme, destinado às televisões, passará apenas em horários em que os mais novos já estão a dormir, para os poupar ao choque que estas imagens fortes e violentas poderiam constituir. E chocar é realmente o objectivo da UNICEF, que optou pelo ataque a um dos símbolos da infância, para tentar questionar as consciências que parecem indiferentes às imagens de guerra reais e às suas consequências sobre os mais novos e indefesos.

(*Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 15 de Novembro de 2005)

3 comentários:

  1. Un petit monde magnifique...
    Gros bisous

    ResponderEliminar
  2. É na realidade um filme choque!
    A realidade também é chocante, mas as pessoas já se habituaram a ela devido aos telejornais usarem e abusarem deste tipo de imagens a torto e a direito. Talvez sintam de maneira diferente se for em animação e a passar imagens felizes das nossas infâncias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bojour Martine!
    C'est bon de vous retrouver ici!
    C'est vrais, le monde qui Peyo à creé pour les Schtroumpfs est magnifique!
    Bonnes lectures!

    Bongop,
    Infelizmente, hoje em dia, chocar é, muitas vezes, a única forma de passar uma mensagem...
    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...