02/08/2011

(Não) Envelhecer

"Não há nenhuma evidência científica que apoie o facto de que os quadradinhos mantêm as pessoas jovens. Mas há algo nesta profissão que nos faz sentir jovens. Já atingi um outro patamar. Não tenho tempo para envelhecer”. (Will Eisner, 1917-2005)
Descobri esta citação, já este texto estava semi-escrito. E sinto-me lisonjeado por, de alguma forma, partilhar a ideia expressa por um autor como Eisner.
Realmente, apesar de os anos passarem, não consigo sentir-me velho – aliás, a velhice é, quase sempre, um estado mental.
É verdade que me apercebo das marcas que ficam – que se vêem no invólucro – e também vou reparando que há cada vez mais futebolistas, músicos e… autores de BD mais novos do que eu!
A chegada do meu segundo filho – sê bem-vindo, André! – também não me traz essa sensação.
Pelo contrário.
Contigo, André, espero (re)descobrir progressivamente tantos dos heróis e dos quadradinhos que encheram – que enchem – os meus sonhos e que me mantêm jovem. De Tintin a Astérix, do Homem-Aranha a Ric Hochet, dos Peanuts a Calvin & Hobbes, assim como Franquin, Prado, Schuiten, Taniguchi ou Davodeau. E, claro, Eisner.
Contigo, André, espero voltar a beber (muitas vezes) nesta fonte. Não para rejuvenescer. Mas para continuar jovem.

(Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 7 de Agosto de 2005)

Agora, André, no dia que fazes 6 anos – muitos parabéns! - a sensação é a mesma. Contigo já (re)descobri alguns daqueles heróis. Com prazer e orgulho, vejo-te já a ler alguns dos livros que me marca(ra)m. Continua assim, forte e determinado. Lê, lê muito, lê cada vez mais. Continua jovem, como eu, senão qualquer dia apanhas-me…!

6 comentários:

  1. Anónimo2/8/11 13:39

    Será que o Pedro não quereria dizer na parte final do post: "Continua jovem, como eu, senão qualquer dia apanhas…!":-)

    ResponderEliminar
  2. Manuel Caldas2/8/11 14:08

    Muito bonito, sim senhor. Eu penso também assim.
    Parabéns ao pai e parabéns ao filho

    ResponderEliminar
  3. Caro Gato,
    Não, não queria. Queria dizer ao André para ler como eu leio, para não envelhecer e chegar á minha idade!
    E não lhe ia "oferecer porrada" logo no dia dos anos!

    Caro Caldas,
    Obrigado pelos parabéns. Eu também os mereço... ou pelo menos hoje também me sinto em festa!

    Boas leituras para os dois!

    ResponderEliminar
  4. Nelson Martins2/8/11 14:32

    Parabéns aos dois ;)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/8/11 21:56

    Parabéns! É de facto uma benesse ter filhos, cuidar deles, amá-los, orientá-los pelos mesmos caminhos que seguimos na infância e na adolescência - embora as gerações mudem e evoluam, acompanhando os tempos - e depois partilhar com eles alguns dos prazeres que, julgamos nós, contribuiram para a nossa plenitude como seres humanos, incluindo o prazer de ler e de conviver com os heróis da Banda Desenhada.
    Ser pai é um privilégio, tão natural como nascer (mas que nem todos merecem), cultivar a amizade e o carinho pelos filhos, acompanhando de perto a sua evolução cultural e moral, é um dom que se forja no nosso próprio espírito (e um exemplo a ser seguido).
    Que pai e filho(s) continuem jovens, fortes e determinados, como companheiros inseparáveis de jornada.
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
  6. Olá Nelson,
    Parabéns (duplamente) aceites!

    Caro Jorge Magalhães,
    Obrigado pelas suas palavras, que subscrevo!

    Boas leituras para os dois!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...