30/01/2014

Mágico Vento #131

(último número)














Por vezes gostava de poder parar o tempo, suspender obrigações familiares e profissionais, dispensar o sono e a alimentação e isolar-me.
Porquê? A explicação vem nas linhas que se seguem.


Gostava de poder parar o tempo, o sono, o trabalho, até outras leituras (pendentes e atrasadas) para reler, recordar, viver, de uma vez só, sem as inevitáveis interrupções a que a vida obriga, as centenas de pranchas escritas e desenhadas de séries como Akira ou Blueberry, 100 balas ou Tintin, Calvin & Hobbes ou Príncipe Valente ou todas as outras que a memória não conseguiu evocar neste rápido correr dos dedos pelo teclado…
Ou, neste momento, as cerca de 15 mil pranchas que compõem a longa saga do herói Bonelli Mágico Vento.
Para as poder apreciar na sua totalidade, na sua unidade, para recordar episódios que já esqueci, apreciar a coerência do todo, descobrir ligações e referências que Manfredi espalhou e que a leitura espaçada não permitiu descobrir nem desfrutar, para compreender de forma mais completa tudo o que ele quis fazer-nos viver (ou sonhar).

Neste último volume de Mágico Vento – despedida custosa de uma série que, primeiro desconfiado, depois rendido, aprendi a reencontrar regularmente – deparamos com um Poe envelhecido a desfiar algumas memórias - que o tempo não permitiu incluir na cronologia normal.
Quase desnecessário na longa cronologia de Mágico Vento, tem apenas o mérito de entreabrir uma porta sobre o seu destino e de ter prolongado um mês mais o companheirismo com um herói que resistiu nas bancas brasileiras (e também portuguesas, embora aqui com alguns hiatos) durante mais de uma década. (Parabéns à Mythos pela coragem e pela tenacidade!)
Não vou hoje voltar a escrever sobre os méritos deste western de contornos históricos e fantásticos, pois já o fiz aquiaqui e aqui.
Peço apenas que, se algum dia conseguirem parar o tempo, me expliquem como o fazer. Tenho esta e muitas mais leituras para repetir…

Mágico Vento #131 (último número)
Manfredi (argumento)
Matteoni, Marcello e Pezzi (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Maio de 2013
135 x 180 mm, 212 p., pb, capa mole, mensal
R$ 19,90 / 10,00 €

(Texto publicado originalmente no Tex Willer Blog)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Eu cheguei a colecionar Mágico Vento até ao 50 por aí, mas depois fartei-me. O facto de também estar série ter sido interrompida várias vezes e por longos períodos e o elevado preço, também não ajudou. Mas lembro-me que gostei bastante desta série durante algumas fases. Foi bom enquanto durou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reignfire,
      Foi pena. Acho que perdeste muitas histórias muito boas e a visão de conjunto que a saga completa dá.
      Quanto ao anúncio, pagas a respectiva comissão quando as venderes!
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. lol. Já apaguei o anúncio. Lembrei-me de colocar à venda na página do facebook do Troca/venda /compra de banda desenhada.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...