16/02/2015

Superpateta: 50 anos de trapalhadas










Há 50 anos, Pateta ganhou super-poderes e o jeito inato para as trapalhadas também aumentou.


A estreia aconteceu em Fevereiro de 1965, numa história de 32 páginas intitulada “The Phantom Blot”, na qual Pateta imagina ter super-poderes e enfrenta o Mancha Negra. Escrita por Del Connell (1918-2011) e desenhada por Paul Murry (1911-1089) a história foi bem recebida, pelo que a mesma dupla de autores voltou ao tema poucos meses depois, em Julho, desta vez com o Pateta a utilizar uma capa inventada pelo Professor Pardal.
A versão definitiva da origem dos poderes do novo super-herói chegaria em Outubro do mesmo ano e já na revista a que o próprio dava nome. “The thief of Zanzibar”, agora com argumento de Bob Ogle (1926-1984) e mais uma vez desenhada por Murry, mostra como uma planta de amendoins do jardim do Pateta é atingida por um meteorito, passando os seus frutos a conferir-lhe superpoderes, transformando-o num émulo do Super-Homem. Passa a poder voar e adquire super-força, super-audição, maior resistência e visão raio-X. A transformação inclui um novo uniforme, um pijama vermelho de flanela de uma única peça e um saco de batatas azul preso ao pescoço com um alfinete bebé.
Em termos de inteligência, o super-amendoim não provoca qualquer mudança, pelo que o novo herói continua trapalhão, desajeitado e pouco inteligente, mas aumentam as confusões que anteriormente já criava, a que se acrescenta a necessidade de manter secreta a sua verdadeira identidade, perante os seus amigos e inimigos. Entre estes, contam-se o Dr. Estigma, o Dr. Tic-Tac ou o Doutor X, todos eles com planos maléficos para conquistar o mundo, mas que o Superpateta derrota com maior ou menor dificuldade, muitas vezes auxiliado pelo Supergil, que não é mais do que o seu sobrinho Gilberto.
Com histórias criadas originalmente nos Estados Unidos e depois também no Brasil, nos anos 1970/80, o Superpateta tem presença irregular nas revistas actualmente criadas em Itália, embora tenha sido um dos integrantes dos Ultra-Heróis, um super-grupo Disney criado em 2008 na revista italiana Topolino, que incluía também Superpato (Donald), Superpata (Margarida), Morcego Vermelho (Peninha), Quatro Folhas (Gastão) e Iron Gansolinus.
Segundo o Planeta Gibi, no Brasil, a Editora Abril vai lançar um Disney Temático dedicado aos 50 anos do super-herói, que incluirá as três origens do Superpateta e histórias americanas, brasileiras e italianas, algumas das quais inéditas naquele país. A edição deverá estar à venda no próximo mês de Abril.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 16 de Fevereiro de 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...