20/02/2015

BIG #07










Se há pouco mais de um mês destaquei aqui a Disney Especial Natal como – possivelmente – a melhor edição da Goody até agora, é com prazer que anuncio que esta Disney BIG #07 já lhe retirou o título.
Histórias clássicas – quase todas -, narrativas longas, mistério, aventura, humor, risco e originalidade, são alguns dos atributos que se lhe podem imputar.


Para aqueles que acham as histórias Disney todas iguais ou que pensam que não há grandes diferenças entre as histórias actuais e as mais antigas, recomendo a leitura atenta desta BIG.
Saltando os dois relatos pré-históricos que o abrem – menos bem… - o volume prossegue com uma narrativa de ficção científica – até recente! – do grande Casty. A sua extensão – 70 páginas! – permite a construção e desenvolvimento de um registo coerente e mais estimulante, sem cortes ou finais abruptos como tantas vezes acontece nas histórias menores.
A diferença acentua-se com um salto ao futuro de Donald, descobrindo maravilhas e misérias do novo século – actual pois Donald… Ano 2001 foi originalmente publicada em 1961, há mis de 50 anos.
Depois de duas boas histórias do Superpato, da sua fase inicial, mais interessante, a ‘distinção’ para história mais antiga vai, no entanto, para O Inferno de Mickey, a surpreendente e inesperada adaptação do Inferno, de Dante, datada de.. 1949 e protagonizada por Mickey e Pateta, com aparições de diferentes personagens do universo Disney!
Humor politicamente incorrecto – segundo os infelizes parâmetros actuais – violência – justificada, não gratuita -, personagens coerentes e credíveis, com muitos dos defeitos de todos nós, são marcas destes relatos de Guido Martina (poderia ser de outra forma?) com Massimo De Vita ou Angelo Bioletto. Características que podem ser estendidas a Aquele espertalhão do Amadeu, de Romano Scarpa – que assina as últimas 170 páginas da edição!
Para além de ter sido uma boa forma de abrir o ano (Disney) aos quadradinhos em Portugal, embora tivesse gostado de uma capa mais de acordo com o seu conteúdo, desejo que possa ser também o empurrão definitivo que transforme a BIG numa edição realmente com “As melhores histórias de sempre!”.

BIG #07
Vários autores
Goody
Portugal, Janeiro-Março de 2015
135 x 190 mm, 512 p., cor, brochada, trimestral
4,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...