25/02/2015

Batman: Detective













Por vezes, uma única história vale uma revista ou um livro.
De certa forma, é o que acontece com este sétimo tomo da colecção Batman 75 anos, da Levoir, em publicação com o semanário Sol.


Volume menor – em conteúdo – quando comparado com os (enormes) clássicos que a colecção inclui – Ano Um, O Longo Halloween, Asilo Arckham, O Regresso do Cavaleiro das Trevas – este Detective reúne meia dúzia de histórias curtas – auto-conclusivas – escritas por Paul Dini e (mais ou menos, conforme os casos,) centradas na faceta detectivesca do homem-morcego.
A principal curiosidade é, em cada uma delas, a parceria - forçada… - entre o alter-ego de Bruce Wayne e alguns dos vilões mais marcantes do seu universo - Enigma, Pinguim, Hera Venenosa, Joker, Dr. Phosphorus, Arlequina - em histórias competentemente escritas e desenhadas, mas não muito mais do que isso, apesar de um ou outro apontamento mais original ou inesperado.
A grande excepção, acaba por ser o encontro – numa véspera de Natal – não do Batman, mas sim de Robin, com o Joker, em Passeio Mortal, uma história negra de ritmo alucinante, na qual o menino prodígio, na sequência de uma perseguição a bandidos, acaba no carro do Joker, amarrado e drogado.
A história, pouco indicada para corações sensíveis, avança entre a tortura mental que o vilão tenta induzir no herói, enquanto este tenta resistir, manter a consciência e libertar-se para equilibrar a situação. De cariz bastante violento – ao longo das páginas, os atropelamentos sucedem-se – o relato avança sob o signo do suspense, para terminar de forma surpreendentemente como o leitor esperava – e não, esta frase não é um erro de escrita! - no momento mais negro e doentiamente divertido das 22 páginas que o compõem.

Colecção Batman 75 anos
#7 Batman: Detective
Paul Dini (argumento)
Don Kramer, Joe Benitez e Marcos Marz (desenho)
Waine Faucher, Victor Llamas e Luciana Del Negro (arte-final)
John Kalisz (cor)
Levoir/Sol
Portugal, 20 de Fevereiro de 2015
170 x 260 mm, 152 p., cor, cartonado
8,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...