14/03/2016

Parker: O caçador








Entre as (várias) boas leituras de 2015 cujas respectivas escritas ficaram, por um ou outro motivo, penduradas, estava este Parker: O Caçador. Até agora.

Criação literária de Donald Edwin Westlake (1933–2008), escritor norte-americano, responsável por mais de uma centena de livros de temática variada, mas em que se destacam os de cariz policial, Parker estreou-se em 1962, exactamente em The Hunter, a primeira de 23 histórias até 1974, cuja adaptação de Darwyn Cooke para BD, foi lançada pela Devir no ano passado.
Parker é um ladrão de grandes golpes ocasionais, que só rouba quando o seu dinheiro se acaba, e que tem por princípio não matar ‘em serviço’ a não ser em último recurso.
Como em tantos policiais, em O Caçador apanhamos a história a meio: deixado como morto após um golpe bem preparado que acabou mal para si, Parker, traído por alguns dos seus companheiros do momento, entre os quais a mulher que então amava, após uma custosa recuperação, empreende uma autêntica caçada que só terminará quando todas as suas presas estiverem mortas.
Policial pertencente à categoria dos protagonizados por fora da lei, narrado na primeira pessoa, Parker, na versão de Darwyn Cooke beneficia do elegante traço do autor norte-americano, servido por um belo trabalho de luz e sombras e por uma planificação dinâmica, diversificada e de extrema legibilidade pelo que, em sucessivos momentos, dispensa mesmo qualquer tipo de textos – embora a espaços surjam recordatórios mais longos para situar o leitor e poupar ao autor (e à editora?) algumas dezenas de páginas com situações acessórias mas necessárias.
História forte, bem construída, coerente e consistente, O Caçador prende o leitor e leva-o com Parker – e a torcer por ele – ao longo dos Estados Unidos, numa caçada implacável que deixa um imenso rasto de violência e sangue.

Parker: O Caçador
Colecção Biblioteca de Alice
Baseado na obra de Donald Edwin Westlake 
Darwyn Cooke
Devir
Portugal, Julho de 2015
150 x 230 mm, 144 p., pb e cinza, capa dura
ISBN: 978-989-559-259-3
EAN: 9789895592593
19,99 €

1 comentário:

  1. O Autor de Parker é Richard Stark e podem-se lêr as suas histórias com este personagem na coleção Rififi da antiga Editorial Ibis

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...