02/03/2016

Tex: A barca das traições





Editar é sempre uma aventura perigosa – mesmo no caso de uma personagem como Tex – e quem o esquece, tomando por certo o que muito raramente é, arrisca-se a ter grandes dores de cabeça.
A colecção italiana Tex Color – que a Mythos reproduz como Tex Especial Colorido – mostra como a Sergio Bonelli Editore está ciente do que atrás ficou escrito.

Por isso, para acondicionar as novidades propostas – a publicação a cores de origem, as histórias curtas, os novos autores a serem testados – decidiu incluir na colecção também os nomes maiores da casa. Autores que são apostas (quase?) certas, com muitos seguidores, para equilibrar o tradicional com o (relativo, mesmo assim) experimentalismo.
Assim, depois de Brindisi, no número inaugural, e do grande Ticci, no terceiro tomo, agora, em A Barca das Traições, actualmente distribuído em Portugal, surge o peso pesado Fabio Civitelli, que os portugueses conhecem bem das sucessivas visitas ao nosso país, cujo traço fino e a técnica de pontilhismo se revelam bem adequados para a posterior aplicação da cor de que esta colecção desfruta.
A história que Mauro Boselli escreveu, obriga Civitelli a demonstrar todo o seu virtuosismo pois a acção passa-se maioritariamente fora dos habituais cenários de Tex: grande parte dela decorre a bordo do barco Delta Queen, em pleno Mississipi, e nas zonas pantanosas nas margens deste, havendo por isso pouca terra firma para Tex cavalgar.
Se isto confere à partida um tom algo diferente ao conjunto, Tex, a par de Kit Carson, Kit Willer e Jack Tigre, continua igual a si próprio e os métodos que utiliza para descobrir o assassino de um ranger são os habituais, numa narrativa com vários níveis de desenvolvimento que, sob o signo de sucessivas traições que justificam o título adoptado na tradução em detrimento do original Delta Queen, confluem para o clímax em que todos se cruzam e os culpados são revelados.

Tex Especial Colorido #5
A Barca das Traições
Mauro Boselli (argumento)
Fabio Civitelli (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Junho de 2015
160 x 210 mm, 160 p, cor, brochado
R$ 21,90 / 10,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...