26/03/2016

Jorge Coelho desenha The Haunted Mansion








Está à venda desde dia 9 nos nos Estados Unidos o primeiro número de “The Haunted Mansion”. Baseia-se numa das atracções da Disneyland e é desenhada pelo português Jorge Coelho.

Estreada em 1969, esta casa velha, empoeirada, cheia de teias de aranha e assombrada por 999 fantasmas, é uma das mais populares atracções do parque de diversões Disney da Califórnia. Agora, regressa à BD numa mini-série escrita por Joshua Williamson e desenhada por Jorge Coelho.
Para este último, a oportunidade surgiu “enquanto trabalhava noutro material, nomeadamente na mini-série John Flood, escrita por Justin Jordan para a BOOM! Studios”, pois manteve “contacto regular com a Marvel através do C.B. Cebulski e fomos falando sobre possibilidades futuras; os dados ficaram a rolar até surgir esta proposta”.
Para Jorge Coelho, ela “significa uma maior confiança; atribuir uma mini-série desde o seu início, criação e desenvolvimento revela uma confiança que espero retribuir. Era mesmo isto que buscava, uma chance de ficar um pouco mais de tempo com os leitores”.
Não conhecia a atracção original – “Equacionei visitá-la propositadamente, mas não houve tempo para tal” - mas não hesitou em aceitar o projecto que “levantou três desafios principais. O primeiro é pessoal: enfrentar o cansaço; tenho trabalhado full time sem parar, sem fins-de-semana, 12, 14 horas por dia o que me tem desgastado um pouco. A seguir foi o desafio técnico mais difícil até hoje: nesta série, trata-se de adaptar material pré-existente de um local que existe ‘na vida real’, o que envolve muitas referências com algum grau de exactidão, aumentando o nível de dificuldade. E finalmente, a tal responsabilidade de responder à altura da confiança que foi depositada.”
Agora, o primeiro número já está disponível nos EUA e deverá chegar no final do mês às lojas especializadas portuguesas.

  

Depois de Filipe Andrade ter ilustrado Figment, em 2014, esta é a segunda vez que um português surge associado ao selo Disney Kingdoms, criado há dois anos para explorar em BD os mundos, atracções e personagens dos parques de diversões Disney.
A actual edição, escrita por Joshua Williamson, pode ser o primeiro passo para concretizar o regresso de The Haunted Mansion ao cinema, depois do filme homónimo com Eddie Murphy, em 2003, e do convite a Guillermo del Toro, em 2010, para escrever e realizar uma película, que nunca foi concretizada.

  

(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 20 de Março de 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...